Diário de Viagem - 098/119 - 11/12/2006      Lisboa


 -x-x-x-x-x- . O dia amanheceu ensolarado e bastante frio.
O nosso programa de hoje apresenta boas perspectivas para caminhadas.
Seguimos até a Praça do Comércio e pegamos a Av. 24 de Julho em direção a Torre de Belém, apesar de que esse não é o nosso objetivo para hoje.
Chegando a Av. D. Carlos I nos dirigimos a Assembléia da Republica em cujo edifício bastante grande e majestoso são decididos os objetivos políticos de Portugal.
Já tínhamos subido bastante pois saímos do nível do Rio Tejo e agora vamos enfrentar a Calçada da Estrela, uma ruela bastante íngreme que deverá nos levar a Basílica de Estrela, onde pudemos visualizar muitos prédios totalmente revestidos de azulejos.
Chegamos a Basílica do Sagrado Coração de Jesus , muito bonita, uma estrutura com uma só nave, com muitas pinturas nos altares laterais, bem como no altar principal.
A estrutura tem o formato de uma cruz e sobre o centro uma grande cúpula.
Visitamos o presépio que se encontra numa sala lateral e apresenta uma grande quantidade de peças.
Aqui surgiu a idéia de fazermos um passeio pela ponte 25 de Abril assim consultamos algumas pessoas e nos informaram que a melhorar localização para tomarmos o trem seria a estação de Entrecampos, esta estação esta simplesmente do outro lado da cidade.
Afim de atingirmos o nosso objetivo atravessamos o Jardim da Estrela - inaugurado em 1842, o Jardim da Estrela foi construído por iniciativa do Marques de Tomar que contou com generosos donativos particulares tendo sido plantado pelos jardineiros Bonard e João Francisco.
Rodeado de grades, tem cinco entradas e possui um miradouro, alem de um magnífico coreto de ferro recortado sob uma base de cantaria, que esteve instalado no Passeio Publico de Lisboa, onde atualmente se situa a Av. Liberdade - e seguimos pela Av. Álvares Cabral até o Largo do Rato, nosso próximo objetivo é o Largo Marques de Pombal o que vai nos levar ao Parque Eduardo VII no qual existe uma grande área de jardins geométricos, na junção do parque com a Rua Cardeal Cerejeira temos uma visão panorâmica de toda a extensão da Av. Liberdade mais a área velha da cidade sendo contornada pelo Rio Tejo.
Ao lado do Jardim Amália Rodrigues esta hasteada uma enorme bandeira de Portugal, aqui no Jardim Amália também tem uma grande estatua - a Maternidade, igual a existente em Oviedo - Espanha.
Quando chegamos a Av. de Berna passamos pelo Museu Calouste Gulbenkian - inaugurado em 1969, o Museu Calouste Gulbenkian faz parte da instituição legada a Portugal pelo multimilionário armênio, magnata do petróleo, que aqui fixou residência até ao fim de sua vida.
O museu exibe a coleção de arte de Calouste Kulbenkian, que vai desde estatuetas do antigo Egito, a vidros islâmicos e objetos Arte Nova, abrangendo um período de mais de 4 mil anos e que constitui um dos espólios mais importantes do Pais.
Algumas quadras adiante chegamos a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Uma Igreja muito bonita com grande painel de Vitrais atrás do altar principal o qual tem uma imagem de Nossa Senhora de Fátima a direita de quem entra, atrás do coro existem três colunas de vitrais, também muito bonitas.
Chegamos ao Campo Pequeno, um grande shopping instalado na estrutura original da Praça de Touros, onde fizemos um lanche.
A grande estação de Entrecampos está a nosso frente, após adquirirmos os bilhetes que nos dão direito a viajarmos até Pragal que é a primeira estação após a travessia do Rio Tejo, através da grande Ponte 25 de Abril. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... A viagem foi relativamente rápida e confortável, tão logo passamos da Estação Campolide visualizamos o Aqueduto das Águas Livres.
O resto da viagem até a ponte foi nos levando cada vez mais alto mas sempre no meio do casario lisboeta.
Durante a travessia pudemos ter uma visão panorâmica que abrange até a Torre de Belém, mas sendo sempre entrecortada pela passagem das grandes colunas metálicas que compõem a estrutura desta fenomenal ponte.
Assim que termina a travessia o trem entra num túnel e logo a seguir para na Estação de Pragal, descemos e aguardamos o próximo trem para voltarmos a Lisboa.
Trinta minutos se passaram e o trem que vai nos levar de volta chega, agora vamos viajar na parte superior dos vagões, entretanto estamos em horário normal, numa segunda-feira e o trem esta quase lotado.
Voltando para Lisboa depois de analisarmos aonde descer decidimos ficar em Campolide pois lá vamos fotografar de uma posição bem próximo o Aqueduto das Águas Livres.
Esta região esta praticamente cercada de grandes autopistas o que nos obrigou a caminhar bastante para contorna-las, passamos próximo a Igreja de Santo Antonio de Campolide (fechada) agora entramos na área das ruas e avenidas que nos levaram ao Parque Eduardo VII.
Agora já nos sentimos em casa pois a nossa frente esta a Av. da Liberdade.
Passamos por um ciber café, acessamos os e-mails.
Chegando ao Rossio fomos ao Mc Donald para tomar um sorvete, depois passamos pelo mercado para nos abastecermos e chegando ao nosso hotel um bom banho para tirar o pó de um dia bastante produtivo.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home