Diário de Viagem - 097/119 - 10/12/2006      Lisboa


 -x-x-x-x-x- . Hoje, aqui em Lisboa, o dia amanheceu prenunciando um bom e lindo dia, quando dizemos um bom e lindo dia queremos considerar um dia ensolarado não importa a temperatura que venha a ter, mas que não tenha chuvas e nem chuviscos, pois nestas condições podemos circular (andar) por todas as áreas da cidade.
As 8:30 quando saímos do nosso hotel resolvemos seguir aquilo que aqui em Lisboa se chama circuito pedonal.
Dizem que é a pé que verdadeiramente se conhece uma cidade, foi isso que fizemos, seguimos as sugestões daqueles que conhecem Lisboa.
Para começar o nosso passeio pelo centro de Lisboa procuramos descansar as pernas assim apanhamos o elevador de Santa Justa que nos levou as ruínas do Convento do Carmo, o único exemplo que resta do gótico inicial em Lisboa.
Daqui subimos a Rua da Trindade, admiramos a grandiosa fachada do Teatro da Trindade e descemos até encontrarmos duas igrejas: a Igreja da Encarnação e a Igreja do Loreto (nesta Igreja existe uma particularidade toda especial, tem duas bandeiras a do Vaticano e a da Itália).
Nesta assistimos a missa das 09h:00min.
A seguir descemos a Rua Garret até a Igreja dos Mártires cuja padroeira é Nossa Senhora dos Mártires (nesta Igreja é proibido fotografar, as obras de arte mostram mesmo para leigos um grande valor histórico e monetário).
Seguindo o nosso roteiro passamos pelo Teatro São Carlos e seguindo pela Rua Cerpa Pinto chegamos ao Museu do Chiado e após visitarmos suas exposições permanentes e temporárias, bem como obras de arte expostas em seu jardim externo seguimos para a Calçada do Ferragial que nos levou a Igreja do Corpo Santo, a qual visitamos e que estava nos preparativos da missa dominical.
Seguimos pela Rua do Arsenal que nos levou a Praça do Município e a Câmara Municipal, construída em 1774.
Caminhando mais alguns quarteirões nos surpreendemos com uma das mais extraordinárias praças européias do século XVIII, a Praça do Comércio.
Do canto desta praça em frente ao terminal fluvial de onde se pode partir para um passeio de ferry no Tejo, seguimos em direção ao Campo das Cebolas, onde visualizamos o que aparece de forma invulgar, a cada dos bicos.
Esta casa é revestida com peças similares a azulejos mas que tem bicos, ou seja, pontas que se sobressaem em toda a sua fachada.
Continuando nosso passeio pelo coração de Lisboa seguimos pela Rua da Alfândega e encontramos a rica fachada manoelina da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A fachada desta Igreja é uma verdadeira obra de arte, pelo detalhe das figuras que compõe o seu portal de entrada.
O roteiro sugeria um almoço ou uma simples bica (um pequeno café expresso) no centenário Café Martinho da Arcada (que por ser domingo estava fechado), imortalizado pelo Poeta Fernando Pessoa. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Depois de passarmos por baixo do neoclássico Arco da Vitória, atravessamos a Rua Augusta, uma das mais movimentadas e cosmopolita de toda a cidade, até chegarmos a Praça Dom Pedro IV, apelida pelos lisboetas de Rossio.
Aqui chegando fomos visitar a Igreja de S. Domingos, fundada em 1241 e reconstruída após o terremoto de 1755.
São 12 horas e decidimos ir almoçar, no outro lado da praça existe um restaurante que anuncia leitão da bairrada, a nosso refeição foi: leitão da bairrada assado acompanhado de fritas, arroz e salada, e para sobremesa o famoso pastel de nata (pastel de Belém).
Após o almoço seguimos até a Praça do Marques de Pombal, depois voltamos ao nosso Hotel e mais tarde seguimos para a Praça do Comércio para fazermos o tour das luzes de Natal.
Trata-se de um passeio partindo da Praça do Comércio onde esta localizada a mais alta árvore de Natal da Europa, o qual tem 75 metros de altura.
O tour é um passeio que nos levou pelas ruas de Lisboa totalmente enfeitadas com arranjos natalinos pelas áreas da cidade, incluindo arranjos natalinos de empresas comerciais também.
O encerramento do tour é na Praça do Comércio aos pés da grande árvore a qual nesta hora já esta completamente iluminada.
São 19:00 a temperatura esta super baixa, mesmo com nossos agasalhos sentimos que esta frio.
Consideramos conveniente encerrarmos as nossas atividades de hoje, assim nos dirigimos ao nosso hotel.
Estamos programando para terça-feira um passeio a Sintra e Cascais bem como ao Cabo de Roca, entretanto a nossa relação para a cidade Lisboa, continua imensa.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home