-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (470)

    Sofia - Bulgaria
    Período: 04/10/2010 a 07/10/2010


Chegamos a Sofia (Capital da Bulgária) às 6:00 da manhã, depois de uma viagem menos cansativa. E para variar chegamos com chuva e ainda bastante escuro, mais tarde mesmo com a chuva continuando fomos até a famosa Catedral de Sveti Alexander Nevski.
A Bulgária urbana, espacialmente Sofia, está muito mudada e adaptada ao mundo atual.
Esta cidade é de cor dourada (nas ruas centrais o paralelepípedo é de cor dourada).  -x-x-x-x-x- . O solene monte Vitosha serve de fundo natural à capital mais alta da Europa.
Sofia é hoje um núcleo urbano moderno. A cidade apresenta um estilo eclético e algo caótico que não a converte na mais fascinante das capitais européias, mas sim num ameno centro cultural e de ócio.
A imagem mais freqüente da cidade é o formidável edifício da Catedral de Sveti Alexander Nevski, no centro da praça do mesmo nome.
Este colossal templo neo-bizantino foi terminado em 1912 e homenageia 200.000 soldados russos que perderam a vida lutando pela independência búlgara durante a guerra russo-turca (1877-1878).
O luxuoso interior alberga extraordinários afrescos com imagens de santos, ostentosos altares e candelabros de magnífica ourivesaria. A obscuridade e as velas lhe proporcionam uma atmosfera mística.
Na esquina da avenida Tsar Osvoboditel com Rakovski, está a igreja russa de São Nicolás, construída a princípios do século XX por emigrantes russos. Todas as paredes estão cobertas com ícones.
Nos jardins do famoso Hotel Sheraton está a rotunda de Sveti Georgi, uma pequena igreja do século IV, de ladrilho vermelho e adornada com antigos frescos medievais. --- Hoje 05 de outubro, em Sofia o tempo não ajudou muito, manteve-se nublado, mas seco.
Após as 14:00 horas voltou a chover e como a área histórica da cidade é relativamente pequena aproveitamos para rever o que tínhamos visto ontem com chuva. 07 de outubro, nosso ultimo dia em Sofia para variar choveu então fomos visitar a Catedral Católica e após termos almoçado na área de alimentação do Mercado Municipal, que fica no Boulevard Maria Luiza, entre uma Sinagoga e uma Mesquita, bem no centro de Sofia, voltamos ao hotel para nos prepararmos para a próxima etapa cujo destino é Istambul na Turquia.
Sairemos de Sofia as 19:15 e devemos estar em Istambul amanhã as 7:50.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home