-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (570)

    Santorini - Grécia
    Período: 24/10/2010 a 26/10/2010



Saímos de Mykonos as 10:00 com um barco catamarã Seajet2 com destino a Paros, 50 minutos de duração. Lá as 11:55 embarcamos no barco Blue Star Naxos com destino a Santorini onde chegamos as 15:00 horas.
Aqui o tempo estava bem melhor, pois hoje em Mykonos ventava muito e estava realmente frio. Nos hospedamos no Hotel Gold Star que fica na cidade de Fira que é a capital da ilha. Fomos almoçar e jantar, devido a hora , no restaurante El Greco. -x-x-x-x-x- . O grupo de ilhas Santorini é composto pelas ilhas: Thira, que é a própria Santorini; ilha Nea Kameni que é a ilha do Vulcão que fica no centro do caldeirão ou dentro da cratera do vulcão original; ilha Palea Kameni; Ilha Aspronisi e a ilha Thirassia que teve origem numa grande erupção vulcânica a 3.600 anos.
O nome Santorini deriva de Santa Irene que foi o nome dado pelos venezianos que por aqui aportaram. Hoje fizemos um passeio em um veleiro passando pela ilha do vulcão e vimos as crateras e em alguns lugares a temperatura do solo atinge mais de 70 graus e vimos outros pontos onde ainda saem jatos de vapor.
Depois passamos por um ponto onde a água do mar na costa da ilha, dizem que chega a 35 graus, mas aqueles que se aventuraram a dar algumas braçadas questionaram a informação porque acharam a água muito fria. A seguir aportamos na Ilha de Thirassia, onde estatisticamente habitam 75 pessoas e existem 85 igrejas (igrejinhas) nesta ilha moram só de pescadores, e aqui nós almoçamos. Para encerrar o passeio fomos até o porto Armeni que está situado no extremo da ilha de Santorini, no vilarejo de Oia.
A subida do porto ao centro do vilarejo pode ser feita em lombo de burro ou a pé em uma rampa escada bastante íngreme e que deve ultrapassar a 150 metros de altura. Nós optamos em ir montados em burros para curtir esta nova experiência. O objetivo de toda esta peripécia foi ver o por do sol mais fotografado do mundo (segundo dizem), entretanto algumas nuvens nos privaram de ver os últimos instantes do por do sol de hoje, mas mesmo assim valeu a pena. --- Hoje passeamos na parte central de Fira (a capital da ilha de Santorini), pelas suas ruelas onde se encontram inúmeras lojas de artigos de griffe e um grande numero de joalherias .
Nesta parte estão a Catedral Católica São João Batista e a Catedral Ortodoxa. Depois fomos até a praia de Kamari, nesta praia a areia é preta e muitos pedritas de cor negra, entretanto a água é azul e suas espumas brancas como a neve. Amanhã vamos para Heraklion, uma ilha mais ao sul, vamos de avião, primeiro para Atenas e depois Heraklion.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home