-    Projeto - 2008    Espanha e França

                   Click na foto para ampliar...





    28/10/2008
     
        O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria








A Residence Lucien Paye foi fundada em 1949 por alunos que vinham de colônias e
territórios franceses, a chamada France d'outre-mer.   


      Trecho 44/45: Paris
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:
Cite Universitaite, situada entre a Port de Orléans e a Port de Gentilly, distante apenas três estações de metrô do Quartier Latin no centro de Paris, a Cidade Universitária oferece várias vantagens aos seus residentes. Um parque de 40 hectares, onde bosques e gramados dividem o espaço com as 37 residências de porte e estilos arquitetônicos diversos, que recebem anualmente 5500 estudantes de todas as nacionalidades. A Maison Internationale se situa no seu ponto central e concentra vários serviços comuns: uma biblioteca com mais de 30.000 volumes ; 3 salas de espetáculo onde se desenvolve uma intensa atividade de criação teatral, musical e cinematográfica ; equipamentos esportivos (tênis, piscina e ginásio) ; restaurante universitário e cafeteria ; agência bancária e um grandioso hall. A estas comodidades se acrescenta ainda a existência de um estádio e posto de correios. A Cidade Universitária é enfim um agradável vilarejo incrustado no coração da metrópole que é Paris.

Cintia, uma brasileirinha em Paris.  -  
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Maison des Provinces de France. A Cité Internationale Universitaire de Paris é uma mistura estranha. Criada no período entre-guerras em um clima de internacionalização e inspirada em Oxbridge, tem 37 residências espalhadas pelos jardins, projetadas supostamente de acordo com o estilo de cada uma das nações. Algumas foram feitas por arquitetos da nacionalidade (o holandês Willem Dudok fez o Collège Néerlandais no estilo De Stijl); outras residências, como a do Sudeste Asiático, tem esculturas do Khmer e telhados pontudos. A residência inglesa parece uma escola pública; a Maison Internationale é inspirada em Fontainebleau; as casas suíça e brasileira são de Le Corbusier. Pode-se visitar o Pavillon Suisse (www.fondationsuisse.fr), branco e escultural, com um mural de Le Corbusier no térreo. Os jardins espaçosos da Cité são abertos ao público e o teatro recém-reformado é palco para espetáculos de dança moderna e teatro.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Maison da Alemanha. O ilustre industrial francês Deutsch de la Meurthe, com intuito de estabelecer uma obra social em memória de sua esposa, financiou com sua fortuna uma Fundação homônima. Criada em 9 de julho de 1925 com seu estilo neo-Oxford que impressiona os visitantes, a Fundação Deutsch de la Meurthe foi a primeira maison da Cité U. Pavillon Pierre et Marie Curie.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Cité com as cores outonais, as árvores enfeitadas com suas vestimentas multicores e seus galhos semi-nus. As árvores nos transmitem essa sabedoria da mudança, da adequação ao tempo e ao espaço. Observando a natureza aprendemos que quem almeja crescer deve estar disposto a enfrentar os ventos, as tempestades e as intempéries da vida ... A Cité Internationale Universitaire de Paris, também conhecida pela abreviação de CIUP, ou ainda como Cité Universitaire ou Cité U entre os parisienses, é uma fundação privada em Paris. Desde 1925, ela oferece serviços públicos e gerais, incluindo a manutenção de diversas residências de estudantes e de pesquisadores e acadêmicos visitantes na região de Île-de-France. Oficialmente, é reconhecida como uma fundação de utilidade pública na França. A CIUP tem vários prédios construídos por arquitetos renomados, incluindo Le Corbusier, Willem Marinus Dudok e Claude Parent. As residências são organizadas na maioria dos casos por nacionalidades, apesar dos residentes em cada maison não serem necessariamente originários do país associado ao nome da residência. A CIUP está localizada na parte sul de Paris, próxima a peripherique, uma via rápida que faz o contorno da cidade e facilitando as saidas para as cidades proxima da capital.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Os exteriores são magníficos e transformam a cité numa verdadeira cidade dentro da cidade. Os gramados extendem-se por todo o campus, sendo acompanhados de árvores e arbustos. Diariamente, grupos de pessoas juntam-se frente à Maison Internationale sentados e deitados nas relvas, a conversar, ler ou simplesmente dormir (sim, tal e qual como nos filmes!!!), e ao fundo há a igreja da cite. O verde dos jardins, a frescura e a calma (porque na cité torna-se praticamente impossível ouvir o ruído do trânsito e a confusão exterior) tornam-se extremamente convidativas à prática de jogging e outros desportos, e é comum ver a qualquer hora do dia dezenas de pessoas a correr em pequenos grupos e a jogar ténis ou bola. A cité é tudo o que se poderia imaginar e muito, muito mais. É algo pensado de raiz, extremamente bem estruturado, em que tudo tem o seu espaço bem definido mas que no conjunto demonstra uma harmonia difícil de explicar por palavras. Peripherique, uma via que circula a cidade de Paris e faz conexão com as saídas para outras localidades.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Parque dentro da Cité. Fundada em 1959, a Casa do Brasil é uma das 23 casas nacionais da Cidade Internacional Universitária de Paris. Há mais de 40 anos ela acolhe professores, pesquisadores e estudantes brasileiros que vêm a Paris em programa acadêmico, notadamente em nível de doutorado e pós-doutorado, ou ainda artistas e profissionais brasileiros em estágio de aperfeiçoamento. Desde sua abertura, foi a residência temporária de Joaquim Pedro de Andrade, Jaime Lerner, Zuenir Ventura, Sebastião Salgado, Arthur Moreira Lima, Zózimo Barroso do Amaral, Antonio Abujamra, Francisco Rezek e outros. No entanto, mais do que simples residência universitária, a Casa do Brasil é também um patrimônio de grande valor arquitetônico e cultural. O edifício em que funciona dispõe de alto prestígio no campo da arquitetura, fruto do projeto arrojado e original elaborado por dois arquitetos de renome internacional: Lúcio Costa e Le Corbusier. Desde 1985 está inscrita no Patrimônio Histórico Cultural francês e, enquanto marco formalmente reconhecido da arquitetura do século XX, é visitada por centenas de turistas, profissionais e estudantes de arquitetura de todas as nacionalidades. Inteiramente restaurado em 2000, o prédio ganhou novo destaque e recebeu uma infra-estrutura moderna.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Uma amostra do outono dentro da Cite. Foundation Biermans-Lapôtre (Belgium-Luxembourg House).
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Le Collège Franco-Britannique. Ao fundo a Maison International, imponente e palaciana, onde estão as informações gerais para os recém-chegados, o banco e a biblioteca principal, a piscina, o teatro e a cantina.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A entrada na Cidade Universitária se faz através de um pórtico de arcadas que faz referencia ao Renascimento e a volta ao Humanismo. Seus fundadores puseram a primeira pedra em 1922, viam a cidade como um instrumento para a manutenção da paz e a aproximação entre os povos quando se curavam as feridas da I Guerra Mundial. Parc Montsouris é o segundo maior parque da cidade, é todo projetado em estilo inglês. Conta com restaurante, encostas, diversas espécies de pássaros, além de abrigar a estação metereológica municipal.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Parc Montsouris, fica em frente a Cite Universitaire (Cidade Universitaria). Residencia Lucien Paye, desenhada por Albert Laprade.
Projeto - 2008 - Espanha - França - Fonte: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria


Continua...    Volta