-    Projeto - 2008    Espanha e França

Click na foto para ampliar...

04/10/2008

O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria

Saimos de Rabanal Del Camino, com muito frio e uma forte geada.

Trecho 20/45: Rabanal Del Camino - Molinaseca
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:

As 08:02h saimos de Rabanal del Caminho a caminho de Molinaseca.
Passamos por Foncebadon, Manjarin, El Acebo, El Riego de Ambrós e finalmente Molinaseca.
A altitude em Rabanl del Caminho é de 1.150m, subimos até 1.450m em Manjarin e descemos até 590m em Molinaseca onde chegamos as 14:40h.

A grama ficou branquinha com a geada.  -
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Alguns quilômetros de subida e chegamos em Foncebadon, ultimo pueblo maragato, povoado que conserva poucas edificações em pé, está ressurgindo de suas própias cinzas, graças a iniciativa de um excelente posadeiro Enrique Gaia, que montou neste lugar uma mesón com sabor e gastronomia medieval. Um boi fujão pastando na grama gelada.
Famosa Cruz de Ferro, um dos monumentos jacobeos mais antigos e emblemáticos. A singela cruz de ferro, no alto de um tronco liso, está apoiada sobre um montão de pedras, acumuladas durante séculos pelos peregrinos. Sua origem incerta deu lugar a numerosas especulações, ainda que alguns autores afirmam que assinalava os limites de um território ou propriedade. A teoria mais aceita é que no passado estas pedras eram depositadas pelos seguidores galegos em seu caminho para Castilla. Do alto das trilhas o cenário a nossa esquerda, vales e montanhas.
Chegamos a Manjarín, um albergue bastante rustico,mas muito significativo no caminho de Santiago. Manjarín, contou com um hospital de peregrinos no século XVI. Selando a credencial. Refúgio de Manjarín, muito original, aberto todo o ano.
Continuando a descida para El Acebo. Zona montanhosa do caminho.
Atravessando um panorama espetacular, rodeado de mantanhas e pedreiras chega-se em Acebo. Poucos pueblos conservam o antigo e peregrino sabor, como El Acebo. Quando, desde o alto do Caminho, o peregrino observa, os telhados de pizarra, as antigas construções de suas casas e a suas ruas estreitas, torna-se um dos mais belos e interessantes povoados da rota.
Estamos chegando a El Acebo, mais um pouco de descida e algumas centenas de metros... Riego de Ambrós, pueblo típico de El Bierzo, com os telhados de pizarra.
Descida emocionante para Molinaseca. Vales e trlhas a caminho de Molinaseca.
Chegando em Molinaseca, villa berciana e jacobea. Situada sobre o rio Meruelo tem, a sua entrada, a capilla da Virgen das Angustias, de estilo barroco, e uma ponte românica sobre o rio. A igreja parroquial está dedicada a San Nicolás . Nós em frente ao restaurante em Molinaseca
Ponte romanica sobre o rio Meruelo em Molinaseca. Apóstolo Santiago na saida de Molinaseca.