-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (370)

    Munique - Alemanha
    Período: 05/09/2010 a 11/09/2010

Hoje 05 de setembro as 10:20 chegamos a Munique procedente de Nuremberg, foi uma viagem de apenas uma hora, muito agradável. Munique faísca, disse uma vez Thomas Mann , um de seus célebres moradores.
Embora a capital da Baviera não seja mais aquela varrida por duas guerras mundiais, a afirmação continua viva. Com 1,5 milhão de habitantes, Munique é cada vez mais um dos principais centros culturais da Europa. Localizada aos pés dos Alpes, essa festiva cidade alemã exerce um certo magnetismo em seus visitantes e transforma alguns em novos moradores.  -x-x-x-x-x- . O que os atrai é a vitalidade de Munique, com suas indústrias, jornais, canais de televisão e todo um ambiente que alia glamour do tipo hollywoodiano às tradições folclóricas da região. Dois terços dos cidadãos não nasceram na cidade e dezenas de milhares são imigrantes. Todos chegam em busca de qualidade de vida e acabam a construindo também e colaborando para o título de "capital secreta da Alemanha". É a maior cidade da Baviera, e a terceira maior da Alemanha, depois de Berlim e de Hamburgo. Uma das atividades de destaque na cidade e na região é o turismo. Munique também é a sede da BMW. Munique é atravessada pelo rio Isar.
Munique nos tempos de Oktoberfest, quando em 16 dias atrai 7 milhões de visitantes. Neste período fica evidente a vocação da cidade para bem representar a acolhedora imagem que a Alemanha carrega no século 21.
Hoje vimos o centro antigo da cidade e algumas das principais atrações como: A praça Marienplatz, onde está o prédio da Neues Hathaus (prefeitura), decorado com estátuas dos reis da Bavária, e pátios internos abertos ao público, onde estão restaurantes e exposições.
A Frauenkirche ou Dom é uma das maiores estruturas góticas do sul da Alemanha, com 100 metros de extensão e 40 de largura, pode acomodar 2.000 fiéis. Passamos também pela Marianische, uma belíssima Igreja, muito clara e sem estátuas. A Igreja de St. Michael, a Theatinerkirche St. Kajetan e a Igreja de St. Peter, todas muito grandes e muito bonitas.
Residenz - entre tantos castelos, era esse que a família real chamava de lar. Enorme e com história tão longa quanto à da dinastia Wittelsbach, foi a residência oficial dos soberanos da Baviera entre 1385 e 1918. Foi totalmente restaurado depois de ser destruído na Segunda Guerra Mundial, hoje abriga vários museus, e um teatro.
Depois voltamos ao nosso hotel que fica ao lado da estação de trem. Dia 09-09 - Visitamos Castelo Nymphenburg que é um suntuoso palácio barroco, e era a residência de verão dos Príncipes Eleitores de Munique, sendo agora um museu. Sua luxuosa decoração e a muito admirada "Galeria das Beldades", seu parque com árvores seculares e canais, sua coleção de porcelanas e seu Museu da Humanidade e da Natureza fizeram com que se tornasse uma das atrações mais visitadas de Munique. Depois voltamos ao centro e visitamos a Asamkirche (Igreja) que é uma jóia da arquitetara rococó e devotada a São João Nepomuceno. Depois fomos ao Olympiapark - Parque Olímpico, os 3 km² do Parque Olímpico, construído em 1972 para os vigésimos Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano. No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento, como o Festival de Verão, em agosto, e o Festival Tollwood de artes e artesanato.
Os pavilhões em forma de tendas gigantes e a torre de 290 metros de altura são símbolos de modernidade. Nas proximidades, encontra-se o Museu BMW, bem como o impressionante prédio, em forma de quatro cilindros, da matriz da empresa. A para encerrar o dia passamos no Hofbräuhaus , famosa cervejaria de Munique fundada em 1526, onde saboreamos uma deliciosa Hofbräuhaus - Original.
Hoje 11 de setembro visitamos o parque onde se realizará a mais famosa festa popular do mundo: a Oktoberfest de Munique, cuja montagem está em ritmo acelerado, parece até um campo de batalha, máquinas, homens, equipamentos, materiais...
Este ano, pela 177ªvez, Munique será palco da maior festa popular do mundo, a Oktoberfest. Ao meio dia de sábado, 18 de setembro, o Prefeito de Munique, Christian Ude, dará início ao evento com a abertura do primeiro barril de cerveja, no pavilhão Schottenhamel. Serão 17 dias de festividades, de 18 de setembro a 04 de outubro, durante os quais mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo poderão desfrutar da comida, da bebida, da música, dos brinquedos e atrações, e principalmente da alegria de viver, típicas de Munique.
A Oktoberfest tem suas origens nos festejos do casamento, em 12 de outubro de 1810, do Príncipe Herdeiro Ludwig - posteriormente Rei Ludwig I da Baviera - com a Princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Após cinco dias de festa, um regimento militar organizou uma corrida de cavalos, em homenagem aos noivos.
A corrida foi acompanhada de uma festa para o povo da Baviera, e foi repetida no ano seguinte, dando início à tradição da Oktoberfest. A Oktoberfest tem lugar no parque Theresienwiese - nome dado em homenagem à Princesa Therese - popularmente conhecido como "Wies'n".
Este ano, o evento festeja um jubileu muito especial: seu segundo centenário de existência. Até a presente data, 24 Oktoberfest tiveram de ser canceladas, em função de guerras ou epidemias, razão pela qual esta é a 177ª edição do evento. --- O espaço ocupado pela Oktoberfest será de 31 hectares. Participam mais de 600 concessionários, dentre as quais uma centena dedicados à gastronomia, mais de 200 são atrações e brinquedos, e o restante é formado por pontos de vendas de suvenires e artigos diversos.
As principais atrações se encontram nos 14 pavilhões, com uma capacidade total de 100.000 lugares sentados. Seis desses pavilhões são ocupados pelas grandes cervejarias de Munique:Augustiner, Hacker-Pschorr, Löwenbräu, Paulaner, Spaten e Hofbräuhaus.
De lá passamos pela catedral de St. Peter, fomos até o rio Isar, demos uma volta pelo parque e chegamos novamente ao centro da cidade, na Marienplatz onde fervilhava de turistas principalmente torcedores do Bayern de Munique e Werder Bremen que jogarão logo mais a noite.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home