-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (180)

     Hamburgo - Alemanha
     Período: 06/08/2010 a 08/08/2010



Com 1,7 milhões de habitantes, a cidade-estado de Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e um dos 16 estados federais que formam a República Federal da Alemanha. Na sua área metropolitana habitam cerca de 4 milhões de pessoas, o que transforma Hamburgo no maior centro cultural e econômico do norte da Alemanha. Com 755 quilômetros quadrados, a área urbana é sete vezes maior do que Paris e duas vezes e meia maior do que Londres. -x-x-x-x-x- . Com 30 metros quadrados de superfície habitável por pessoa, Hamburgo tem em média a maior superfície habitável de todas as grandes cidades do mundo. Só 14% da área urbana são ocupados por zonas verdes e áreas de descanso.
Situado nas margens do rio Elba e do seu afluente Alster, Hamburgo tem na sua totalidade 2.302 pontes, mais do que Veneza e Amstedam juntas, possuindo ainda o maior porto fluvial da Europa e o segundo maior a nível geral (apenas ultrapassado pelo porto de Rotterdam. Principais atrações que visitamos hoje: Rathaus (Prefeitura)- Construída entre 1886 e 1897, são 647 salas, seis a mais que o palácio de Buckingham em Londres.
Igreja St. Petri- no coração de Hamburgo, essa é uma das igrejas mais antigas do país, datada do século 12.
A cabeça de leão que adorna a porta principal foi construída em 1342 e é a obra de arte mais antiga da cidade. St. Jacobi Kirche (Igreja) também no centro histórico de Hamburgo, a igreja gótica do século 14 foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas restaurada anos mais tarde. Guarda inúmeros altares medievais, pinturas e esculturas, além de um dos maiores órgãos barrocos do mundo.
Memorial St. Nikolai, a única igreja gótica da cidade de Hamburgo, da qual apenas subsiste uma torre, é testemunha das conseqüências trágicas da segunda guerra mundial. Chile-haus (1922-24) uma célebre construção expressionista.
Hoje dia 07/08 começamos nosso dia com um giro entre a zona periférica e até a área central. Fomos até a Torre de Radio e TV, passando pela Palácio da Justiça e a Sala de Concertos, após chegamos na Igreja St. Michaelis que é um marco da cidade. É dedicada ao arcanjo Miguel. Uma grande estátua de bronze está acima do portal da igreja e mostra a conquista do diabo.
Na seqüência passamos pelo parque onde está o Monumento a Bismarck que é a maior e mais conhecida estátua dedicada ao estadista alemão Otto von Bismarck. O monumento foi talhado em granito entre os anos de 1903 e 1906 pelo arquiteto Johann Emil Schaudt e pelo escultor Hugo Lederer.
A seguir chegamos a beira do canal marítimo que faz parte do porto de Hamburgo, onde estão os barcos que fazem tours pelos canais, através dos quais se pode ver a grandiosidade do porto de Hamburgo. Ai se encontram dois super veleiros museus: o Rickmer Ricmers e o Cap San Diego e um barco farol.
Chegamos ao centro onde e circulamos pela feira de alimentos onde só é servido vinho (não cerveja). --- Hoje aconteceu a grande para da gay de Hamburgo, foi um desfile muito bonito que tivemos a oportunidade de presenciar em sua totalidade, mais de 20 carros de som e com o dia ensolarado levou milhares de homossexuais e simpatizantes da causa às ruas. O arco-íris, principal símbolo gay, apareceu em carros alegóricos, roupas e enfeites. Hoje dia 08 de agosto demos uma volta pelo Alsterpark, o parque fica na margem noroeste do Lago Alster e se espalha por 72 hectares, belas árvores e jardins cultivados que encantam os visitantes em cada canto.
Daí seguimos até o porto, onde fizemos um tour de 2 horas com os famosos ônibus vermelhos "STADTRUNDFAHRT" passando por 27 pontos principais da cidade entre eles bairros com casas luxuosas, e tambem longas avenidas arborizadas, centros de arte, musicais internacionais, e o famoso distrito de entretenimento, o St. Pauli.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home