Hoje saímos de Berlim as 08:36 e às 10:53 chegamos em Dresden a cidade da arte e cultura, às margens do rio Elba uma das mais bonitas da Alemanha que conhecemos até hoje.
Conhecida como a "Florença do Norte" Dresden era uma das mais bonitas cidades da Europa. Mas na noite de 13 de fevereiro de 1945 cerca de 800 aviões britânicos iniciaram o primeiro dos cinco ataques maciços sobre a cidade, lançados pela força aérea aliada. Os bombardeios destruíram completamente a maior parte de Dresden, matando mais de 35 mil pessoas. A reconstrução começou logo após a guerra, quando ficou decidida a restauração da Zwinger e de outros edifícios históricos, além da criação de uma nova cidade ao redor do antigo centro.
O cenário cultural da cidade se mescla com a tradição e a modernidade. O vale do rio Elba, em torno da cidade de Dresden, local declarado como patrimônio mundial pela UNESCO, é repleto de suntuosos prados, magníficas casas de campo e majestosos palácios. Poucas outras cidades estão passando por tão radiante transformação, quanto a cidade de Dresden. O boom da construção, nos últimos anos, produziu uma variedade de obras de arte arquitetônicas, que estão atraindo admiração internacional.
Dresden também é famosa como centro artístico e intelectual.
A cidade conta com um prestigioso teatro lírico, onde tiveram sua primeira apresentação Richard Wagner e Richard Strauss, e com uma orquestra sinfônica. A cidade é também conhecida por sua notável pinacoteca e por sua escola politécnica. Embelezam-na numerosos parques, como o Grosser Garten, onde estão instalados os jardins botânico e zoológico. De igual importância são os museus de porcelana (chamada de Saxe), pedras preciosas e moedas.
A cidade é realmente muito bonita e vale a apena uma visita.
Retornamos a Berlim...
Mendes e Rosa Maria
|
|