-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (250)

    Brno - República Checa
    Período: 27/08/2010 a 28/08/2010


Chegamos às 10:30 na cidade de Brno que é a segunda maior e mais importante da República Checa com quase 370.000 habitantes e se encontra na parte central da Europa. Em 120 a 200 km de Brno se encontram outras grande metrópoles européias como Praga, Viena e Bratislava.
Brno se orgulha de seus monumentos históricos importantes que testemunharam a sua história.
Hoje Brno é sede de Universidades e Orgãos de Justiça muito importantes e oferece muitas possibilidades da vida cultural em teatros, museos, museus de arte, cinemas e muitos clubes. -x-x-x-x-x- . Circulamos em uma parte de centro velho e visitamos a Igreja St. Jakobs (Santiago), por sinal uma das mais bonitas que já vimos nesta parte da Europa) e amanhã veremos outros pontos de interesse na cidade, tais como Catedral de São Pedro e São Paulo, Castelo de Špilberk, etc...
Chegamos ao centro velho circulamos pelo famoso mercado de verduras local onde celebram desde tempos imemoriais um mercado onde a população pode comprar verduras, frutas e flores. A praça está decorada com uma fonte barroca chamada Parnas, construida entre 1690 e 1695, a fonte simboliza uma cova de pedra natural e está decorada com figuras alegóricas dos três impérios antigos - Babilônia, Pérsia e Grécia.
Dai subumos ao alto do monte Petrov (Pedro) onde fica a Catedral gótica de São Pedro e Paulo. Originalmente, a igreja foi construída como uma basílica românica e no século 13 foi reconstruída em estilo gótico. Sua corrente neo-gótica data a partir da virada deste século. A catedral de São Pedro e São Paulo é a marca típica da cidade.
As torres tem 84 metros de altura. O interior é em barroco.
O exterior é gótico. As torres foram construídas em 1904-1905 pelo famoso arquiteto Augustus Kirstein. Acima da entrada principal, há uma citação Mateus Evangelhista.
Ele diz algo como: "Vem cá toda a gente que está labutando, eu vos aliviarei. Sua alma vai encontrar a paz."
Depois fomos ao Castelo Špilberk , construido no século XIII, durante os séculos XVII e XVIII foi transformado em fortaleza barroca, antigamente era a prisão mais famosa de toda a monarquia habsburga chamada de cárcere das nações. Hoje é sede do museo da cidade de Brno com exposições permanentes dedicadas a história do castelo e da cidade.
Também está aberta a casamata, espaços escuros na fortificação que serviam originalmente como refúgio dos saldados e logo como celas para criminosos mais perigosos. O castelo está rodeado por um grande parque. --- Retornamos a Praça da Liberdade - antigamente está praça maior de Brno se chamava Praça Inferior e na Idade Média estava rodeada por casas dos cidadões mais importantes e da nobreza. O ponte dominante da Praça é a Coluna da Peste, barroca com estátuas de santos do ano 1679.
Passamos pela Casa Tugendhat que é uma construção dos anos 1929 e 1930 onde se aplicou o modernismo brunense. Foi a construção mais importante na Europa do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Desde 2001 está inscrita na lista do patrimonio mundial da Unesco. (Hoje está em reparos e não pudemos visitar).

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home