Diário de Viagem - 108/119 - 21/12/2006      Paris


 -x-x-x-x-x- . Hoje amanhecemos em Paris, as 8:40 chegamos na Gare d’Austerlitz.
Saímos de Madri ontem as 19:00 pelo trem hotel Francisco de Goya.
O nosso percurso foi de 1.457 km, saímos de M Chamartin (Madri), passamos por Valladolid, Burgos, Vitoria, e entramos na França por Handaye e o nosso trem parou nas seguintes cidades francesas: Poitiers, Blois, Orleans e as 8:40 chegamos em Paris - Austerlitz.
Como já conhecemos razoavelmente bem a cidade de Paris, nos dirigimos ao mesmo hotel em que estivemos hospedados entre 06 e 14 de setembro de 2006, no qual deixamos uma pré reserva para o período de 24 a 30-12-2006.
Estamos chegando três dias antes, mas este problema foi contornado pela antecipação de nossa reserva.
Começamos as nossas caminhadas nos dirigindo a Catedral de Notre Dame (a primeira visita a dona da casa Notre Dame), no caminho fizemos um lanche, mais com o objetivo de aproveitarmos um ambiente aquecido porque nas ruas a temperatura estava bem baixa e o efeito térmico causado pelo vento era congelante.
A nossa descida em direção ao Rio Sena nos levou pelo Boulervard Saint-Michel, chegamos a beira do Rio Sena e pela agitação das águas e mais a baixa temperatura que estávamos sentindo confirma a existência de um vento constante.
Chegamos a Place du Parvers que fica em frente a Catedral de Notre Dame na qual foi colocada uma grande árvore de Natal e que nesta manhã de hoje estava rodeada por pessoas (turistas) que estavam visitando a Catedral.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Nos grupos que visualizamos hoje, a maior parte era de jovens e dentro da Catedral, mesmo com a realização da missa o numero de turistas fotografando era bastante grande.
Ficamos sabendo que nos próximos dias, inclusive na véspera de Natal, serão realizados programas especiais e religiosos natalinos.
Deixamos a Place du Parves e começamos o nosso retorno para Denfert Rechereau região onde estamos alojados, resolvemos visitar o Jardin du Luxembourg, o qual já tínhamos visitado em setembro e que estava com suas centenas de árvores totalmente verdejantes, hoje apenas árvores e galhos sem nenhuma folha, a visão que se descortinou ante nossos olhos foi quase chocante, todas aquelas árvores verdejantes agora apenas galhos e troncos, a natureza em sua milenar programação não faz exceções, primavera é primavera, inverno é inverno, etc.
Como vamos ficar 10 dias em Paris, cidade luz, mais atualmente muito fria, já fizemos os abastecimentos o dia.
No nosso hotel a internet é liberada inclusive com algumas facilidades técnicas, lemos as notícias a atualizamos nossa página.
Agora vamos programar o nosso roteiro para amanhã, afinal estamos em Paris...


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home