Diário de Viagem - 107/119 - 20/12/2006      Madri


 -x-x-x-x-x- . Por ser o ultimo dia em Madri começamos mais cedo, as 8:30 já estávamos em frente ao Edifício onde Beatriz Galindo e Francisco Ramires fundaram em 1496 o Monastério de La Concepcion e o Hospital de La Catina.
Enquanto caminhávamos a temperatura oscilava entre -1,5 e -2,0 graus, o dia estava ensolarado e o céu de um azul de brigadeiro, mas o vento gelava até os ossos.
Chegamos na Real Basílica de San Francisco el Grande - é dito que neste lugar San Francisco de Assis construiu uma cabana e uma ermita em 1217.
Real Basílica de San Francisco el Grande, arquiteto Frei Francisco Cabezas.
O projeto e o processo de construção se viram afetados pelos enfrentamentos entre os arquitetos que interviram na construção da mesma, uma primeira proposta de Ventura Rodrigues foi rechaçada em favor de Francisco Cabezas, consistente em uma grande rotunda com cúpulas radiais coroadas por uma cúpula como a do panteão de Roma, em 1776 Francisco Sabatini faz a fachada e Miguel Fernandes fecha a cúpula oito anos depois, "esta é a quarta maior cúpula do mundo".
No século XIX foram feitos vários intentos em convertê-la em salão da corte e Panteão Nacional, desde essa época a decoração das capelas com pinturas de Goya, Gonzales, Velasquez e dos principais pintores de Centurias assim como escultores monumentais (1762 a 1784). Nesta Igreja a sua estrutura é circular tem três capelas de cada lado e sob o altar principal quatro grandes colunas que criam três grandes espaços preenchidos com pinturas religiosas.
Nas capelas também predomina, como no altar principal, grandes pinturas sacras, bem como o teto dividido em gomos tem suas espaços com lindas pinturas.
Ao redor do espaço central existem 12 grandes estátuas representando as 12 apóstolos.
Aqui assistimos a missa das 9:30.
Nossa jornada nos levou a Real Igreja de San Andres - esta capela anexada a Igreja de San Andres foi construída depois da canonização de San Isidro em 1622 para albergar ali seus restos mortais.
O projeto inicial, encarregado ao arquiteto Juan Gomes de Mora em 1626, não se executou e em 1642 se aprovou o projeto de Pedro de La Torre e 1657 se encarregou a direção e das obras a Jose de Villarreal, que realizou uma planta dos quadros sucessivos perpendiculares a Paróquia de San Andres e trocou a orientação de sua cabeceira nas fachadas e se alternam ladrilhos e pedras que formam suas portas e pilastras, externamente destaca a grande cúpula sob um circulo octogonal com grandes aberturas. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Em 1925 foi declarada bem de interesse cultural.
Após passarmos pelo nosso hostal e retirarmos nossa bagagem (até as 12:00) seguimos para a Estação de Atocha no reinado de Sua Majestade D. João Carlos I se terminaram as obras da nova estação ferroviária de Atocha que integra sua centenária marca no espaço urbano de Madri, capital da Espanha, dando-se saída ao primeiro trem de alta velocidade espanhola - 14 de abril de 1992.
Circulamos pela grande Atocha, fotografamos seu Jardim Tropical num ambiente de temperatura agradavel em contraste com a temperatura externa de 0,0 grau as 12:30.
Vimos as tartarugas no pequeno lago, por coincidência muito parecida com aquelas que fotografamos em 2002.
Utilizamos o Trem-Cercanias e fomos para Chamartin (a estação de onde sairá o trem para Paris as 19:00 horas).
As 13:30 fomos almoçar o menu foi: arroz a cubana(arroz com molho de tomate e um ovo frito, praticamente crú), caldo, bacalhau a Vizcaina e friambes (um variado de frios, como se fosse uma porção para aperetivo) pão, vinho e sobremesa.
Continuamos aguardando o nosso trem que deverá nos levar para um "pouquinho" mais perto de casa.


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Mendes  @   Rosa Maria

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