Diário de Viagem - 081/119 - 24/11/2006      A Coruña


 -x-x-x-x-x- . A Corunha (La Coruña em espanhol; A Coruña em galego) é uma cidade e município da comunidade autónoma da Galiza e capital da província do mesmo nome, localizada no noroeste da Espanha.
O município abrange uma área de 37,76 km² e população de 242.846 habitantes (2004) e densidade populacional de 6.431,30 hab/km².
No centro da Corunha fica a Praça de María Pita, erguida em 1860 e principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes, onde fica o edifício do concelho, que alberga a maior colecção de relógios da Europa.
O centro histórico da urbe é a Cidade Vella (ou Ciudad Vieja) onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade, a Colegiata de Santa María do Campo, com um museu de Arte Sacra, e o Convento de Santo Domingo, além de muitos outros pontos de interesse, como o Xardín de San Carlos, com um magnífico miradouro de onde se vê o Castelo de San Antón.
Esta antiga fortaleza domina a entrada do porto e acolhe o Museu arqueológico desde 1964.
No passeio marítimo fica a Torre de Hércules, o monumento mais emblemático da cidade.
Data do século II e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo.
A Corunha tem um conjunto de museus dedicados à ciência: o Aquarium Finisterrae, a Casa das Ciencias, com o Planetario, e a Domus, ou a Casa do Homem e o Museo de Bellas Artes.
As fachadas sobre as galerias da Avenida da Mariña, com varandas de madeira e vidro, originaram a designação Cidade de Cristal.
As ruas do centro e da Ciudad Vieja estão repletas de cafés e tabernas.
As ruas Olmos, Galera, A Franxa ou A estrela são famosas pelas suas tabernas, e as esplanadas da praça de María Pita também são populares.
A oferta de diversão noturna é ampla e variada, com espectáculos, casino, representação no Teatro Rosalía, concertos e festivais.
A enseada é palco de regatas nacionais e internacionais de vela e de remo.
Saímos de Lugo as 9:15 de uma manhã nebulosa e fria.
O percurso numa distância de 98 km com duração de 1:15 foi feito praticamente sob chuvisco e chuvas.
Chegamos em A Coruña as 10:30 e nos hospedamos a 100 metros da Estacion de Autobus, Hostal Palas (2 estrelas) na Rua Marques de Amboage, 21 - primeiro andar, a 50 metros do El Corte Inglês.
Pelas características do estabelecimento e custo diários, partindo do pressuposto de que dificilmente chove durante sete dias no mesmo lugar fizemos uma reserva para sete dias que vencera em 01-12, quando sairemos com destino a Santiago de Compostela.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Entre A Coruña e Santiago esta previsto passarmos por Muxia e Fisterre, originalmente pela nossa previsão iríamos pernoitar naquelas cidades, mas como estão muito próximas de A Coruña vamos visita-las nos próximos dias alterando desta forma a nossa programação no que diz respeito a pernoitar nas localizadas visitadas.
Se o tempo permitir e o nosso grande amigo Atlântico nos ajudar não mandando mais chuva para essas áreas da península Ibérica, assim será feito.
Fomos circular em nosso visinho El Corte Inglês que esta se preparando para as festividades natalinas, esta previsto para hoje as 18:00 a chegada do Papai-Noel na cidade, e no El Corte Inglês será a sua recepção.
A Coruña cidade cristal, está situada no extremo Noroeste da Península Ibérica, frente ao Oceano Atlântico, a antiga Brigantia dos ártabros é uma histórica cidade maritima cuja importância destaca já desde a época romana até nossos dias.
Sua privilegiada localização num amplo golfo, o Magnus Portus Artabrorum dos geógrafos clássicos.
A história da Coruña e a do seu porto, famoso na navegação antiga, como o atesta o seu altíssimo farol romano do século II, citado pela primeira vez por Paulo Orosio no século V, farol mais conhecido como Torre de Hercules.
Uma das características mais notórias que identificam A Coruña é constituída pelas inúmeras e variadas galerias ou mirantes que apresentam nas suas fachadas numerosas casas do século XIX que dão a Coruña o apelido de Cidade de Cristal.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home