Diário de Viagem - 072/119 - 15/11/2006      Leon


 -x-x-x-x-x- . Começamos o dia nos preparando para assistir a missa na Catedral de Leon, na realidade a missa será oficiada na Capela Lateral a qual tem uma segunda capela anexa.
Esta capela é bastante simples em termos de imagens, a principal é Nossa Senhora com Jesus Morto nos braços, no entanto os acabamentos ao redor das janelas e no teto a tornam uma verdadeira jóia.
A missa foi celebrada por dois sacerdotes, muito tocante para mim, principalmente com o Salmo do Bom Pastor e a frase final do padre: este momento é de agradecimento, agora podereis ir em paz! Agradecimento pelos meus 60 anos e pelo meu marido que faz parte de minha vida, por meus familiares e amigos no Brasil, Rosa Maria.
Os vitrais da Catedral de Leon foram realizados ininterruptamente entre os séculos XII e XX, somam 737 e ocupam uma superfície de 1754 metros quadrados.
Após a missa passamos pelo Torreon del Conde don Ponce do século XII e seguimos em direção a Plaza de San Marcos.
Chegamos a Igreja de Santa Marina lá Real.
Partes das Muralhas podem ser vistas em pátios de colégios e próximo aos pórticos, principalmente nas imediações da Plaza Puerta Castillo a qual esta ligada por muralhas até os fundos da Catedral.
Seguindo pela Calle Renueva e pela Av. Suero de Quiñones chegamos a Plaza San Marcos - Convento de San Marcos, antiga Casa Principal da Ordem de Cavalaria de Santiago, a monumental fachada plateresca que hoje identifica o edifício foi levantada no século XVI.
Hoje é um Hotel de Luxo, classificado como 5 estrelas GL, cujo interior se assemelha
a um museu pela quantidade de objetos que adornam suas dependências: tapetes, quadros e relógios. Na outra extremidade esta o Museu de Leon.
Passamos pela ponte de San Marcos e fomos ao Parque Quevedo, retornamos pelo Paseo da Condesa de Sagasta que nos levou a Glorieta Gusman el Bueno onde esta uma estatua de Gusman e que da entrada a Ponte da Av. Palencia a qual tem em suas cabeceiras dois grandes leões de cada lado.
Seguimos pelo Paseo Ingeniero Saenz de Miera que nos levou a Estacion de Autubuses, onde compramos nossas passagens para Oviedo (17-11) e para Astorga onde iremos amanhã (16-11).
Atravessamos a passarela de pietons (pedestres) sobre o Rio Bernesga e chegamos aos Jardines Papalaguinda o qual esta apresentando um visual maravilhoso, correspondente a estação outonal onde podemos admirar as folhas amarelas e marrom dos carvalhos sobre a grama verde.
Atravessamos a Av. de La Facultad de Veterinaria e chegamos alguns minutos antes da Igreja de San Claudio fechar.
Quando chegamos ao portão o padre estava se preparando para fechar as portas, ao nos ver insistiu que entrássemos e após alguns minutos de oração o mesmo nos descreveu o significado das pinturas e colorações que decoram esta Igreja construída em 1957 (moderna) e que tem Santa Tereza em frente ao altar principal e ao lado o patrono que é San Claudio.
Aproveitando um comentário do padre que disse: pessoas diferentes, de lugares diferentes podem sempre se reunir na Casa de Deus.
Saímos e fomos comemorar o aniversario da tia Rosa Maria (não digo quantos anos) no Play Fest Mac Donald de Leon - Espanha.
O vinho vai ficar para o jantar.
Na saída encontramos uma brasileira de Niterói, casada com um Espanhol - Anna Thereza Maximo e Jorge Perez, que após um bate papo como todos os brasileiros que encontramos na França e Espanha forneceram os seus telefones, se colocando a disposição para qualquer necessidade eventual, retribuindo oferecemos nosso cartão com endereços de Curitiba e nosso site para que possam acompanhar nossas aventuras pelo velho mundo bem como a retrospectiva que faremos quando estivermos no Novo Mundo (América do Sul, Brasil, Paraná, Curitiba, mrm.mendes.nom.br = 2006 - França - Espanha - Portugal).
A seguir fizemos uma visita a Plaza Mayor que no dia de hoje, na parte de manhã, foi palco de uma feira livre, quando lá chegamos o mercado estava encerrado mas as sobras e restos ainda estavam na praça, se não fossem os veículos modernos que lá estavam teríamos uma visão de uma das características da Plaza Mayor medieval, permitir e proporcionar aos moradores da região um lugar protegido e oficial para que expusessem suas mercadorias e seus produtos agrícolas para venda e troca.
Pelas ruelas medievais do casco velho de Leon seguimos para a cripta (somente pode ser visitada nos sábados e domingos). Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Seguimos em direção a Catedral que normalmente é o ponto culminante de toda e qualquer visita que se faça a Leon.
A grande diferença de horário entre o Brasil e a Espanha e mais o momento de recesso da siesta espanhola nos levou a uma cafeteria para um delicioso e super forte café espanhol.
Horas mais tarde (17:00) seguimos para um Cyber Café afim de tomarmos ciência das ultimas mensagens enviadas por nossos familiares e amigos.
Como não poderia deixar de ser, hoje dia 15 de novembro de 2006, as mensagens parabenizando e identificando as qualidades excepcionais da minha mulher Rosa Maria foram o assunto do dia.
Como estamos a 72 dias fora do Brasil e longe de nossos amigos e familiares tivemos uma grande demonstração de carinho e amor muito própria dos sul americanos, isso nos engrandece e nos torna mais fortes para batalharmos pelo sucesso de nosso projeto que somente nos levará de volta para casa e para os nossos familiares e amigos em 01/01/2007, ou seja, daqui da 47 dias.
A cada momento nos sentimos mais felizes pela família e amigos que temos.
Assistimos o jogo do Brasil com a Suíça cujo resultado foi de 2x1 para o Brasil.
Começou a chover, mas não nos preocupamos com tal fato porque o passeio de amanhã será em Astorga.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home