Diário de Viagem - 038/119 - 12/10/2006      Lourdes


 -x-x-x-x-x- . Choveu a noite toda, chuva bastante persistente e fria, com ventos fortes em alguns momentos.
Hoje cedo por volta das 8:00 o tempo continuava o mesmo, nos preparamos para sair, pois segundo o nosso manual: a chuva, o frio, o vento, e calor não devem servir de motivo para impedir o nosso deslocamento, visto que no caminho as intempéries poderão ser companheiras constantes.
Hoje ao descermos para o café da manhã, encontramos o restaurante lotado de pessoas que faziam o desejum - espanhóis - vinte minutos após o grupo encerrou e saiu para cumprir sua programação.
Preparados com capa camelo fomos ao Santuário.
No caminho passamos por lojas que estavam abrindo e preparando suas vitrinas para o movimento do dia.
Chegando ao Santuário assistimos a missa das 8:30 na Basílica Pio X.
A missa foi rezada em italiano, nos pareceu que era um grupo em peregrinação cumprindo alguma promessa, pois no final da missa transportaram enormes velas, mesmo com o dia chuvoso tinha um grande numero de pessoas em cadeiras de roda (tipo requixa, aquelas cadeiras com rodas de bicicleta puxadas por uma pessoa) e após o término da missa seguiram em procissão até o abrasador de velas.
A Basílica Pio X é uma construção em estrutura baixa, sem torre, no formato oval e esta praticamente enterrada.
A cobertura externa do teto é um jardim de grama.
Sem conhecimento ou informação sobre a basilica é dificil de identificar a sua localização pois visto de cima aparece apenas uma grande area ovalada coberta de grama.
O interior da basílica que deve ter mais ou menos 150 metros de comprimento tem no centro o altar principal.
Os Santuários de Nossa Senhoras de Lourdes estão estruturados da seguinte forma: No alto esta a Basílica da Imaculada Conceição, é uma estrutura padrão, em frente a nave principal existe uma torre alta ladeada por duas torres menores.
Na parte baixa em frente a Basílica da Imaculada Conceição esta a Basílica Nossa Senhora no Rosário é uma estrutura redonda e no alto externamente tem uma grande coroa dourada (Cripta).
Quando saímos da missa juntamente com a procissão que seguia para o abrasador de velas passamos pelo local onde estão as torneiras de água onde o numero de pessoas que estavam pegando água era bastante grande. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Nossa programação para o dia hoje preve fazermos uma caminhada pelo trecho inicial previsto para o percurso Lourdes-Asson que vai ser o nosso primeiro percurso ao sairmos de Lourdes.
Como estava chovendo fomos até a primeira marca do Caminho de Santiago, num percurso de mais ou menos 2,5 km.
Retornamos passando pela parte superior do Santuário e saindo pela porta St Joseph.
Mais tarde enquanto telefonávamos para o Brasil, uma senhora de nacionalidade italiana, muito simpática, veio conversar e quando soube que vamos a Santiago pediu para orarmos por sua família - seu nome é Fattori M. Cristina.
Após circularmos um pouco voltamos aos Santuários para a Procissão Mariana as 21:00 que é uma procissão com velas onde os fiéis incapacitados de locomover-se são transportados em cadeiras de roda logo atrás do andor de Nossa Senhora.
A procissão sai pela lateral direita do santuário segue pela avenida até o portão principal e volta para todos se reunirem na esplanada entre os dois grandes arcos de acesso.
O número de pessoas é impressionante, nesta noite calculamos 1.000 pessoas transportadas em cadeiras de rodas e umas 10.000 no total.
A cerimônia compõe-se da reza do terço em vários idiomas com cânticos e no final uma benção solene, é uma cerimônia muito emocionante.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home