-    Projeto - 2008    Espanha e França

                   Click na foto para ampliar...





    29/10/2008
     
        O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria








O Aeroporto de Orly (em francês: Aéroport Orly (Sud, Ouest)) é um aeroporto   
administrador pela sociedade Aéroports de Paris e está situado a 14 quilômetros   
ao sul de Paris. Ele é utilizado para vôos nacionais e europeus ou para vôos   
internacionais com destino ao Marrocos, Oriente Médio, Territórios Ultramarinos   
da França e Canadá .É o segundo mais importante aeroporto da França, depois   
do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, e o décimo aeroporto mais   
movimentado da Europa, com 229 335 pousos e decolagens em 2006. Ele está   
dividido em dois terminais principais e tem três pistas. O aeroporto conta   
também com um terminal de carga.   


      Trecho 45/45: Paris - Madrid - São Paulo - Curitiba
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:

Estamos na ultima etapa da nossa jornada, agora o objetivo é volta para casa. Saimos de Paris(Orly), passamos por Madri(Barajas), seguimos até São Paulo(Guarulhos) e devemos chegar em Curitiba(Afonso Pena) por volta das 16h35min.
Durante 45 dias, refizemos o Caminho de Santiago de Compostela, saimos de Saint Jean Pied de Port (França) e fomos a Santiago de Compostela, passando por inumeras cidades e muitos pueblos pelo caminho. Visitamos Salamanca e seguimos para Madri. Fomos a Paris, Vichy, Clermont-Ferrand e Mont Saint Michel.

Projeto-2008, projetamos, realizamos e agora estamos de volta para analisar os resultados...

Aeroporto Paris Orly é um dos maiores aeroportos em França. Paris Orly é um destino muito conhecido para saídas de fim-de-semana. O Código ORY é usado para abreviar o nome do aeroporto. O aeroporto tem dois terminais.  -  
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O aeroporto Paris Orly é usado pelas companhias aéreas de baixo custo para vôos domésticos, internacionais e intercontinentais. As companhias aéreas que voam para ORY incluem Air Berlin, Atlas Blue, clickair, easyJet, Jet4you, MyAir, Norwegian Air Shuttle outros. No total, existem 11 companhias aéreas de baixo custo a voar para ORY. O Aeroporto Madrid-Barajas é o principal terminal aeroviário da capital da Espanha, sendo o quarto maior da Europa e o décimo do mundo. Foi inaugurado em 1928. Recentemente foi inaugurado o Terminal 4, que transformou Barajas num dos aeroportos mais modernos e seguros do mundo.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Aeroporto Internacional de Barajas, inaugurado em 1928, fica a cerca de doze quilômetros a noroeste do centro de Madrid e é a mais importante estrutura do gênero de Espanha e do sul da Europa. É também um dos mais importantes aeroportos europeus, funcionado como um dos principais pontos de entrada e saída do continente para a América Latina. Impressionante, o esquema de cores que muda conforme as zonas de embarque. Em 2006 passaram pelo aeroporto cerca de 46 milhões de passageiros, 435 mil operações de vôo e 325 mil toneladas de carga, o que fez de Barajas o quinto aeroporto mais movimentado da Europa e o 13.º do mundo. Dez anos antes, em 1996, haviam passado por Barajas perto de 22 milhões de passageiros, enquanto em 1960 o fluxo rondava as 900 mil pessoas. O aeroporto de Barajas serve de base à companhia de aviação espanhola Ibéria, que é responsável por cerca de 60 por cento do tráfego da estrutura.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Terminal 4, inaugurado em Fevereiro de 2006, é o que tem maior área no mundo, mais de um milhão de metros quadrados, e permite ao aeroporto receber cerca de 70 milhões de passageiros por ano. As companhias aéreas portuguesas TAP e Portugália operam, respectivamente, nos terminais 2 e 1. O aeroporto é operado pela AENA (Aeropuertos Españoles e Navegación Aérea) e está dotado de quatro pistas principais. Apesar de inaugurado em 1928, só em 1944 ficou dotado de uma pista asfaltada, com um comprimento de 1400 metros, e até final da década de 40 foram abertas mais duas, de forma a possibilitar operações de vôo independentemente dos ventos que soprassem. Contudo, na década de 60, com o incremento dos aviões a jato, o número de pistas foi reduzido, para que fossem adaptadas às novas necessidades. Ainda em 1969 foi inaugurado um terminal de carga e uma zona de estacionamento para aviões de carga. Quando da realização na Espanha o Mundial de futebol de 1982, o aeroporto de Barajas sofreu uma profunda remodelação, havendo novas ampliações durante a década de 90. Nomeadamente em 1998 entrou ao serviço uma nova pista com 4400 metros, uma das maiores da Europa. Esta obra de Richard Rogers, ganhou o prêmio Pritzker 2007 - Terminal 4 do Aeroporto de Barajas (1997-2005) É sem dúvida uma obra que dá vontade de fazer escala em Madrid só para apreciar um espaço tão agradável como este.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Guarulhos é o aeroporto com maior movimento internacional do Brasil e o segundo em tráfego total de passageiros, somente ficando atrás do Aeroporto de Congonhas. Toda estrutura para passageiros é dividida em dois terminais (TPS1 e TPS2) com 260 balcões de check-in, onde as atividades operacionais funcionam 24 horas por dia. Operam 37 companhias aéreas nacionais e internacionais, voando para 23 países em mais de 100 cidades do Brasil e do mundo.. O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (conhecido popularmente também como Aeroporto de Cumbica), é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado na cidade de Guarulhos, no bairro de Cumbica, distante 25 quilômetros do centro de São Paulo. Concentra vôos domésticos de médio e grande portes, internacionais, de passageiros e de transporte de cargas. Atende também pequenas aeronaves. Existe uma interligação aérea entre os aeroportos de Congonhas e Cumbica, realizado através de ponte-aérea via helicóptero com quatro horários pela manhã e outros quatro à noite.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos opera com dois terminais com capacidade para movimentar 17 milhões de passageiros/ano. São 37 empresas aéreas nacionais e internacionais, regulares, cargueiras e charters que utilizam 260 balcões de check-in. Mais de 40 diferentes modelos de aeronaves utilizam as duas pistas do aeroporto, uma com 3.700 metros e outra de 3 mil metros de extensão, que recebem, em média diária, 475 operações de pouso e decolagem . De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes e com destino a 26 países e 117 cidades nacionais e estrangeiras. A rede comercial dos terminais de passageiros é formada por 177 pontos comerciais. No setor de carga aérea internacional, a Infraero dispõe do maior terminal de logística da América do Sul com área de 93.216 metros quadrados, contando com serviços de recepção, despaletização, unitização, movimentação e armazenagem de mercadorias oriundas dos setores de importação e exportação. No ambiente de carga estão disponibilizadas nove câmaras frigoríficas com capacidade de armazenagem de 3.400 metros cúbicos; sistema de armazenagem automatizada realizada por transelevadores com mais de 8 mil posições; seis envelopadoras, instrumentos leitores óticos de código de barras, transferidores auto-propelidos, scanners, entre outros equipamentos. TAM - a Táxi Aéreo Marília surgiu em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso. Após seis anos, o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, tem a sua sede mudada para São Paulo e também muda o seu perfil ao começar a transportar apenas malotes.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa. O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Céu e nuvens entre São Paulo e Curitiba
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena localiza-se em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná Situa-se a apenas 14 quilômetros da capital paranaense e a 75 quilômetros do Porto de Paranaguá, 78 quilômetros do Porto de Antonina, 134 quilômetros de Joinville, 180 quilômetros do Porto de São Francisco do Sul, 192 do Porto de Itajaí, 314 quilômetros de Florianópolis, 408 quilômetros de São Paulo e 670 quilômetros de Foz do Iguaçu. É cortado pela BR-277, que leva aos Portos de Paranaguá e Antonina e às praias, e pela BR-376, principal corredor de Curitiba a Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, daí, aos principais países do Mercosul A movimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena é atualmente de 3.500 pousos + decolagens mensais, 180.000 passageiros embarcados e desembarcados mensais e 2.000 t de carga/mês. Funciona, ainda, no Aeroporto Afonso Pena, o Sitia - Sistema Integrado de Informações Aeroportuárias. No terminal de passageiros, elevadores panorâmicos e escadas rolantes servem todos os pavimentos, que possuem instalações especiais para atendimento a portadores de deficiências físicas. A cobertura em estrutura metálica do terminal, com 15.800 m² de área, possui telhas anti-ruído. O piso em granito confere a beleza ao edifício, assim como o revestimento de pastilhas nas paredes. Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Curitiba é, capital do estado do Paraná, localizada a 934,6 metros de altitude no primeiro planalto paranaense,a aproximadamente 90 quilômetros do Oceano Atlântico. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.828.092 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172.357 habitantes sobre uma área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil. Curitiba é conhecida por suas soluções urbanas diferenciadas, notadamente por seu sistema integrado de transporte de massas que, em conjunto com as vias regulares de trânsito, tem servido como indutor de seu desenvolvimento urbanístico, especialmente a partir da década de 1970. O sistema de transporte público de Curitiba é habitualmente lembrado por seus terminais de passageiros interligados por canaletas exclusivas para ônibus biarticulados e complementados com o "ligeirinho" e alimentadores diferenciados por cores. Esse modelo tem inspirado experiências similares em cidades de outros países, como Los Angeles e Nova Iorque, onde houve, na década de 1990, a instalação experimental de uma linha de "ligeirinho" naquela cidade, ligando a prefeitura ao World Trade Center.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Curitiba está localizada no primeiro planalto do Paraná, na sua parte menos ondulada, no também denominado planalto curitibano. Ocupa o espaço geográfico de 432,17 km² de área na latitude 25º25'40"S e longitude 49º16'23"W. O litoral do estado está a uma distância de setenta quilômetros da cidade (oceano Atlântico). O município tem uma extensão norte-sul de 35 km e leste-oeste de 20 km. Entretanto, Curitiba não se limita ao seu espaço, pois os laços culturais com os povos de todos os continentes existem desde a chegada dos imigrantes; dentre os mais numerosos estão os portugueses, italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses. Tal peculiaridade dá a Curitiba duas grandes características: primeiramente, seu atraente caráter multicultural e cosmopolita e, em segundo lugar, ser a cidade-pólo da Região Metropolitana, que atualmente é composta por 26 municípios A altitude dá à cidade características próprias, como um inverno mais frio do que o das demais capitais do Brasil, exibindo um rigor semelhante a dos invernos de alguns locais de maior latitude. O clima de Curitiba é subtropical úmido, sem estação seca, com verões suaves e invernos relativamente frios, pela classificação de Köppen, segundo a qual, aliás, seria do tipo Cfb, ou seja, mesotérmico úmido com verões frescos. Em razão da proximidade do mar - o oceano está a cerca de 70 quilômetros da cidade - a maritimidade tem grande influência no clima local, sendo responsável por suavizar as ondas de frio do inverno e evitar dias de calor intenso no verão, além de tornar a cidade bastante úmida, uma vez que praticamente todos os dias a umidade relativa alcança pelo menos 90% no período noturno. O clima não é muito constante, sendo comum observar variações sensíveis em um único dia, com temperaturas oscilando entre 7 °C e 30 °C, inclusive com a possibilidade de chuvas, sol e neblina no mesmo dia. A temperatura média anual é de 16,5 °C, com amplitude térmica anual de aproximadamente 7 °C, sendo 12,3 °C a temperatura média no mês mais frio (julho) e 22,6 °C no mês mais quente (fevereiro).
Projeto - 2008 - Espanha - França - Fonte: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria


   Home