-    Projeto - 2008    Espanha e França

                   Click na foto para ampliar...





    24/10/2008
     
        O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria








O Panteão de Paris (em françês Panthéon de Paris) é um monumento em estilo   
neo-clássico situado no monte de Santa Genoveva, no 5.º arrondissement de   
Paris, em pleno Quartier Latin. À sua volta dispõem-se alguns edifícios de importância,  
como a igreja de Saint-Étienne-du-Mont, a Biblioteca de Santa Genoveva, a   
Universidade de Paris-I (Panthéon-Sorbonne), a prefeitura do 5.º arrondissement   
e o Liceu Henrique IV. Da rua Soufflot consegue-se uma perspectiva favorável do   
Panteão, a partir do Jardim do Luxemburgo. Tem 110 metros de comprimento   
e 84 metros de largura. A fachada principal está decorada com um pórtico de   
colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular da autoria David   
d'Angers. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de   
83 metros de altura, com um lanternim no topo. O seu interior está   
decorado por pinturas academicas de Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel,  
entre outros.     


      Trecho 40/45: Paris - Vichy
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:

Se Nova York é a cidade que nunca dorme, Paris é onde não se pára nunca.
Há atrações para todos os gostos, bolsos e idades. Começando pelo Arco do Triunfo, passando por sua avenida mais larga e famosa, a Champs-Elysées (não é à toa que existem tantas vias chamadas "Campos Elíseos" no Brasil) e chegando a toda-poderosa "dama de ferro" parisiense, a Torre Eiffel.

Sena, rio de França, nasce no planalto de Langres, próximo de Dijon, e atravessa Paris, dividindo a cidade-luz ao meio: na margem direita, a norte, situam-se os principais monumentos - o museu do Louvre, a Ópera de Paris, os Campos Elíseos e a Bastilha, entre outros -, os maiores armazéns e as melhores lojas de alta-costura; na margem esquerda, a sul, ficam os bairros noturnos como Quartier Latin, mas também Les Invalides, a Torre Eiffel e o Museu d'Orsay. Ainda em pleno centro de Paris, existem duas ilhas minúsculas no meio do Sena, plenas de significado histórico: a ilha de la Cité e a de St. Louis. Este rio, depois de percorrer uma extensão de 776 quilômetros, deságua no canal da Mancha, sendo navegável entre Paris e a sua foz.  -  
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame - Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitetura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo económico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano. Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construção religiosa fora das cidades, nas comunidades monásticas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris Prisão anexa ao Palácio de Justiça Monumento histórico de Paris construída sobre o antigo lugar dos vestígios do Antigo Palácio dos Capetos, a prisão anexa ao Palácio de Justiça fica o vivo testemunho da arquitetura do século XIV. É ainda a prisão a mais antiga de França e foi aí que esteve presa Marie-Antoinette durante a revolução. Ela conta quatro torres, a Torre de l'Horloge, A Torre Bombec, A Torre d'Argent e a Torre César que se encontram ao lado do rio Sena.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Saint Michel é bom lugar para bater perna em Paris. Visitar a praça do anjo, tirar a foto clássica junto à fonte e olhar em torno vendo o Rio Sena e a Igreja de Notre Dame é um dos momentos de emoção da viagem a Paris. Lindos prédios do outro lado do Rio Sena
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Provavelmente 9 de cada 10 pessoas circulando pelo centro de Paris estão fotografando um anguulo da cidade Luz, no final do dia você constata que tudo que foi fotografado representa um minimo do que você viu durante o dia... A mais famosa catedral gótica medieval, situada na Île de la Cité, em Paris, dedicada à Virgem Maria, a construção da catedral Notre Dame de Paris foi iniciada em 1163 quando o papa Alexandre III inaugurou a pedra fundamental. Maurice Sully, o bispo de Paris, teve a idéia de transformar as duas igrejas antigas que aí existiam para formar uma catedral enorme sem igual. A galeria do coro foi terminada em 1183. A pia batismal oeste e a nave foram terminadas em 1240. Nesta mesma época as janelas originais, do período gótico inicial foram ampliadas e preenchidas com arabescos seguindo o estilo do alto período gótico. Uma série de construções completadas por volta de 1260 acrescentaram torres de 68 metros, janelas em rosáceas, e reforços leves e delicados que tornaram tão extraordinária a arquitetura desta catedral. O interior acabado mede 130 metros de comprimento por 48 de largura, com um telhado 35 metros. Em 1844, Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc iniciou uma restauração de grande porte da catedral, dando-lhe novamente vários elementos do período gótico inicial A fachada oeste da catedral, muito danificada durante a Revolução Francesa, também foi restaurada.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Portal do Julgamento,a banda superior representa os "escolhidos" e os "condenados" separados pelo Diabo e pelo arcanjo Miguel com a balança das almas. Os que entram no paraíso levam uma coroa, uma possível alusão à santidade da coroa francesa. O tímpano apresenta Cristo na pose de Julgador revelando as chagas nas palmas das suas mãos. Nas arquivoltas Abraão recebe as almas dos escolhidos e o Diabo as dos pecadores. Concêntricos a Cristo surgem anjos, patriarcas, profetas, dignitários, mártires e virgens santas. A rematar e a fazer a transição para o nível intermédio está a Galeria dos Reis, uma banda composta por vinte e oito estátuas de 3,5 metros de altura cada. As estátuas tanto podem ser representações de figuras do Antigo Testamento como monarcas franceses. Durante a revolução francesa foram danificadas pelos revoltosos que pensavam tratar-se dos reis de França Portal do Julgamento, é o portal central e o mais novo do conjunto. No românico a figura central do portal é Cristo em ascensão aos céus, como parte dos acontecimentos de pentecostes ou no papel de Julgador. Mas no gótico já não é o monge que inicia os fiéis no mundo iconográfico do sagrado, a fé e a experiência espiritual são, nesta fase, sobrepostos pela autoridade e lei representadas pelo clero ligado à cidade, o bispo. Deste modo passa o tema do Julgamento a representar o papel principal no portal gótico. A banda inferior da arquitrave, por estar danificada, foi substituída no século XVIII por uma representação da ressurreição dos mortos.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Prédios na Boulevard Diderot com Rue Michel Chasles ao lado da Gare de Lyon. Prédios na Boulevard Diderot com Rue Abel ao lado da Gare de Lyon.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional. Uma baleia azul em frente a Gare de Lyon em Paris.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Torre com um grande relógio na Gare de Lyon. Mais uma vista dos prédios do 12 arrondissement de Paris.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Trem que fomos para Vichy. Eu e a Cintia no trem para Vicky.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Rosa Maria no trem... Estamos em Vicky, na casa da Sra Colette ao lado da Cintia.
Projeto - 2008 - Espanha - França - Fonte: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria


Continua...    Volta