-    Projeto - 2008    Espanha e França

                   Click na foto para ampliar...





    23/10/2008
     
        O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria








Paris, Place Denfert-Rochereau: le Lion de Belfort. O leão foi esculpido por Bartholdi e é
uma réplica em tamanho menor de um monumento de Belfort feito em homenagem à
defesa da cidade pelo Colonel Denfert-Rochereau em 1870   


   Trecho 39/45: Paris
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:
Paris é a capital e a maior cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France, na bacia parisiense. A cidade é atravessada pelo rio Sena. É a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscou), e é a maior cidade francófona do mundo. A sua área metropolitana tem cerca de 12 milhões de habitantes. A cidade é conhecida mundialmente como Cidade Luz ,devido a ser uma das primeiras cidades a possuir uma iluminação urbana, sendo uma das principais cidades turísticas do mundo. A cidade encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da UNESCO. Tendo sido capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono. Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, que tornou a cidade um dos maiores centros de transportes do mundo.

O jardim de Luxembourg é um dos mais bonitos jardins de Paris. Situado entre o boulevard Saint Michel, a rua Vaugirard, a rua Notre Dame des Champs e ao lado do Palais du Senat. São 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos, espaços lúdicos para as crianças, praça de esporte para adultos. O Luxembourg possui tambem um teatro de marionetes que é conhecido de todos os parisienses, adultos e crianças. O jardim possui recantos calmos, com cadeiros para repouso ou leitura, áreas mais animadas para famílias e crianças, algumas lanchonetes para refeições rápidas. Um programa muito parisiense, correr domingo de manhã no Luxembourg enquanto as crianças brincam com os barquinhos no lago.  -  
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Jardin du Luxembourg é considerado o Hyde Park francês. Fica situado no 6º arrondissement. Caracterizado por uma vasta gama de flores é a casa do Palácio de Luxembourg. Este foi mandado construir por Maria de Medicis que após o assassinato do seu marido Henri IV decidiu abandonar o Louvre e mandou construir o palácio como uma réplica do Palácio onde cresceu em Florença. O Jardim de Luxemburgo foi terminado em 1625. Com 22 hectares e no coração da margem esquerda do Sena está localizado o Jardin du Luxembourg. O Palais de Luxembourg atualmente abriga o Senado Francês. O acesso ao jardim é grátis ,mas proibido circular com bicicletas. O jardim é decorado com várias estátuas, boa parte delas, feitas no século XIX. Entre os pontos altos do jardim estão a Fontaine de Médicis, o monumento a Delacroix, o grande lago octagonal e a estátua de Sainte Geneviève, a santa padroeira de Paris.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Universite de Paris Institut d'art dt d'archeologie Paris. A construção evoca estilos da antiga África Tropical. Foi construído, entre 1925 e 1930, pelo arquiteto Paul Bigot. Esta construção está classificada como monumento histórico desde 1996. Prédios com caracteristicas totalmente parisienses.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Cintia na saída da Ecole de Quimica em Paris. No século XII, Paris era um dos grandes centros intelectuais da Europa, principalmente em matéria de teologia e filosofia. Por volta de 1200 foi fundada a Universidade de Paris. A origem da Universidade de Sorbonne remonta à 1257. A partir do século XVIII, foram criadas escolas especializadas em certas profissões, elas são a origem das grandes escolas atuais como a Escola Politécnica (especializada em engenharia). Em frente a Sorbonne uma escultura:Sculpture of Rabarama (ou Paola Epifani)Co-Stell-Azione, 2003.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Pont Saint Michel sobre o Rio Sena. O Sena (la Seine, em francês) é um rio que banha a capital, Paris, e vai desaguar no Oceano Atlântico. Possui uma extensão de 776 km. O rio Sena é conhecido como o rio dos namorados. Nasce a 470 metros de altitude, na Meseta de Langres, em Côte-d'Or. O seu curso tem uma orientação geral de sudoeste a noroeste. Deságua no canal da Mancha, perto de Le Havre. A superfície que ocupa é aproximadamente 75.000 km². Curiosidade: A fonte do Sena é propiedade da cidade de Paris desde 1864. Uma cova artificial foi construída um ano depois, para controlar a fonte principal. Nós em frente a Catedral de Notre Dame de Paris.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Notre Dame, esta catedral maravilhosa à beira do Sena é um dos marcos de Paris. Gótica, começou a ser construída em 1163, na Idade Média. Foram 170 anos de trabalho de muitos arquitetos e milhares de artesãos medievais. Foi erguida sobre um templo romano e concluída em 1330. Vários reis e rainhas foram ali coroados e também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários, que a transformaram em depósito de vinho. Foi recuperada e restaurada na época de Napoleão. É a famosa catedral do "Corcunda de Notre Dame", linda! O Jardim das Plantas (francês Jardin des Plantes) é um jardim botânico aberto ao público, situado em Paris como parte integrante do Museu Nacional de História Natural. Está situado no V que se forma entre a Grande Mesquita, o Campus Universitário de Jussieu e o Rio Sena. Esta instituição de 23,5 hectares tem como patronos Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon e Jean-Baptiste Lamarck.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Uma grande vista panorâmica ( 500 m de largura por 3 ha) estende-se da Grande Galeria até a praça Valhubert, perto da margem do Sena. Seus canteiros à francesa são margeados por fileiras de plátanos que florescem a partir do mês de abril. As coleções de flores são mudadas regularmente, totalizando aproximadamente mil variedades de plantas cultivadas. A paisagem se divide em duas esplanadas: a esplanada Milne-Edwards, nome do diretor do museu de 1890 a 1900, na frente da Galeria, e a esplanada Lamarck, ao lado do Sena. A esplanada Milne-Edward apresenta uma "zooteca" que reúne centenas de milhares de animais dessecados, como insetos, serpentes, répteis e mamíferos. Em frente da Galeria, na cabeceira da esplanada, existe uma estátua em bronze de Buffon, obra de Jean Carlus (1908). O rosarium foi criado em 1990, onde são expostos ao público diferentes subespécies de rosas, dispostas de modo ameno e facilmente identificáveis. Apresenta 170 variedades de rosas européias, plantadas ao longo da "Alameda Haüy" ( René Just Haüy), pioneiro no estudo da mineralogia, que prolongou as galerias de botânica e geologia. Estas galerias estão adornadas com duas estátuas, O amor prisioneiro de Félix Sanzel e a Venus genitrix de Louis-Marie Dupaty Cristal de quartzo preto, encontrado em Vitória da Conquista BA - Grope de Cristaux de Quart Noir. Variedade Morion (4050 kgs) oriundo de Vitória da Conquista - Brasil
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Passeata de trabalhadores parisienses pelo Boulevard de Montparnasse. Montparnasse é um bairro de Paris, na margem esquerda do rio Sena. Vista aérea de Paris da Torre de Montparnasse. A Torre Maine-Montparnasse, comumente designada por Torre de Montparnasse, foi construída entre os anos de 1969 e 1972. Tem 210 metros de altura e 59 andares, no final dos quais existe uma plataforma panorâmica com pista para helicópteros. Os arquitetos projetistas foram Roger Saubot, Eugène Beaudouin, Urbain Cassan e Louis Hoym de Marien.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Paris que conhecemos hoje é uma das maiores cidades do planeta, movendo um gigantesco patrimônio no exterior, fazendo circular um grande fluxo de capital, pessoas, cultura e hábitos no mundo e na própria França.Paris é referência global de qualquer conversa ou assunto que inclua bom gosto, sofisticação e (Politesse) como dizem os franceses. Capital política e intelectual da França, Paris é a sede do governo, das principais administrações, de um arcebispado, de uma Universidade(que congrega a terça parte dos estudantes franceses), de vários museus e bibliotecas.É, ademais, o principal centro industrial e comercial da França, graças à importância do mercado de consumo, à convergência das vias de comunicação e a concentração dos capitais
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Torre Monparnasse é construída diretamente por cima do metrô. A torre por si mesmo é composta de um núcleo central de betão resistente ao vento e ao peso dos andares com uma armadura de aço arejada o mais possível. O aspecto exterior da Torre é um conjunto de vidros com vãos , de alumínio e de bronze que se reflete no céu ao passo que a sua forma oblonga e encurvada nas extremidades suaviza o conjunto. A sua altitude é de 209 metros e de 58 andares(59 com o terraço) a mais elevada de Paris donde se pode observar o panorama a mais de 40km a volta. Dos 59 andares, 52 estão ocupados por escritórios com uma população ativa de 5000 pessoas. O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus. Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquitecto militar francês, responsável pela poliorcética francesa, o qual criou, na época de Luis XIV, uma série de fortificações militares ao reino, tornando-o impenetrável.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Pont d'Iéna - data de 1814, tendo sido alargada em 1937. A ponte em si não possui grandes atrativos, mas... descendo no Metrô Trocadéro, logo estamos sob as asas do Palais de Chaillot. Siga em frente - você irá atravessar a ponte... até a Torre Eiffel! Passear pelo Sena de barco é das coisas mais românticas e gostosas num belo dia de sol! A vista é variada, passando por vários monumentos, que vistos por outros ângulos dão belas fotos! Saindo do Pont- Neuf o destino é a Torre Eiffel, que depois retorna, voltando para Ile-de Saint Louis, passando pela Notre Dame, que depois retorna à Pont Neuf, este passeio dura 1 hora.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Torre Eiffel (em francês Tour Eiffel) é uma torre de ferro construída no Campo de Marte ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França é uma das mais conhecidas estruturas do mundo. Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de Rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente. A Torre Eiffel de Paris é hoje o monumento mais visitado do mundo, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, na França ela é carinhosamente chamada de "A Dama de Ferro". A Torre Eiffel, duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, foi construída em apenas alguns meses e seu custo foi relativamente baixo. A história da Torre Eiffel, monumento que é propriedade da prefeitura de Paris, está cheia de casos e histórias diversos, que vão desde suicídios, testes dos primeiros pára-quedas, filmagem de uma fita de James Bond, até uma séria tentativa para vendê-la por um ousado farsante.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Trocadéro esta do outro lado do Sena a partir da Torre Eiffel. Neste local existiu o Ancien Palais du Trocadéro no lugar onde se ergue o atual Palácio de Chaillot. A torre, símbolo gravado no inconsciente coletivo, tem suas curiosidades: - 320 metros de altura, - 1.652 degraus, - está estruturada com 2,5 milhões de rebites, - nunca balança mais do que 12 centímetros, - pesa 10.100 toneladas e - são usadas 40 toneladas de tinta cada vez que é necessário pintá-la. Em 2009 vai ser redesenhada a plataforma panorâmica no último andar e conferir uma nova silhueta à torre, o projeto expandirá a área acessível ao público de 280 para 580 metros quadrados numa estrutura em kevlar, com projeto do arquiteto francês David Serero.
Projeto - 2008 - Espanha - França - Fonte: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria


Continua...    Volta