-    Projeto - 2008    Espanha e França

                   Click na foto para ampliar...





    21/10/2008
     
        O Peregrino O Peregrino                      Mendes e Rosa Maria








O Palácio Real de Madrid, também denominado de Palácio de Oriente, foi construído no  
mesmo local onde se encontrava um outro palácio, denominado de Real Alcázar de  
Madrid, destruído por um incêndio que durou três dias, no ano de 1734. As obras  
começaram a 6 de Abril de 1738, quando se lançou a primeira pedra. O seu arquiteto  
foi Giovanni Battista Sacchetti. O Palácio Real de Madrid continua a ser, oficialmente, a  
residência do Rei de Espanha, apesar de, na atualidade, o Rei o utilizar somente para  
ocasiões de gala, almoços, recepções oficiais, entregas de prémios e audiências, já  
que a Família Real optou por viver num palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela.  
Os reis consideram que na sua residência do Monte de El Pardo podem preservar a   
sua intimidade mais facilmente que num palácio com as dimensões do Palácio Real   
de Madrid.  


      Trecho 37/45: Madrid
                   Click na foto para ampliar...

Comentários:

Madrid, cidade atravessada pelo rio Manzanares, é a capital da Espanha e está situada no centro da Península Ibérica, a 660 metros de altitude. A cidade é atravessada por duas ruas principais, a Gran Via e o Paseo de La Castellana, onde se encontram os melhores hotéis, lojas e restaurantes de Madri.
Etimologicamente, diz-se que o nome de Madrid provém do gentílico árabe "Mayrit" (terra de água), devido a um antigo enclave árabe. Durante os séculos XVI e XVII, conhecidos como o "Século de Ouro", Madrid contou com escritores como Cervantes, Quevedo e Calderón, além de pintores como Velázquez. Atualmente, Madrid conta com mais de 3 milhões de habitantes em seu núcleo urbano, com bairros tão célebres como Moncloa, Retiro ou Vallecas. Madrid é uma cidade conhecida por sua intensa atividade cultural e artística.

A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madrid. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura; a sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta. Foi consagrada pelo papa João Paulo II na sua quarta visita a Espanha, a 15 de Junho de 1993. É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. Situa-se no centro da cidade. A fachada principal dá para a plaza de Armería, em frente ao Palácio do Oriente. A porta lateral é acessivél através da calle de Bailén e, a cripta, através da calle Mayor. A diferença desta catedral em relação ás demais, é a sua orientação norte-sul, sendo que o habitual é este-oeste; isso foi fruto de sua cosntruçaõ em conjunto com o Palácio Real de Madrid. É feita em pedra de Novelda (Alicante) e granito proviniente de Colmenar Viejo (Madrid).    
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Um belo prédio na Calle Mayor.

A via mais importante da Madrid é a Calle Maior. O seu traçado atual, desde a Porta do Sol até à Cuesta de la Vega, quase não sofreu modificações desde essa data. Embora tenham variado os nomes que lhe foram atribuídos.



Mais um belo prédio na Calle Mayor.

Se hoje em dia conhecemos todo o seu traçado com uma única denominação, no século XVII este nome correspondia apenas à sua primeira parte, a que vai da Porta do Sol até a atual praça do Comandante Las Morenas. Desse ponto até a rua Milaneses era conhecida como Porta de Guadalajara, centro de reunião de comerciantes e vendendores ambulantes.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Lindo prédio com sacadas espetaculares, também na Calle Mayor.

O trecho que vai da porta de Guadalajara à praça da Villa, passaria à história como Pratarias por ser o local onde se estabeleceram os comerciantes de prata nos séculos XVI e XVII. O trecho final denomina-se rua Almudena.

O Bairro de Salamanca - o mais chique, mais caro e mais exclusivo bairro da capital espanhola "roubou" o nome ao marquês - banqueiro, político, especulador - que aproveitou a Ensanche de Madrid (a extensão da cidade em 1860) para construí-lo a partir do zero. Aqui viveu o escritor Federico García Lorca entre 1933 e 1936, diz a placa de um prédio entre a Calle Goya e Alcalá.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A bela entrada principal do Parque de Madri convida a uma caminhada neste imenso refúgio da natureza em pleno centro da efervescente capital. Um prédio virtual, no prédio a frente vemos o reflexo do prédio do outro lado da rua.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Plaza de Colón foi feita em homenagem ao maior navegador a serviço de Espanha de todos os tempos, Cristovão Colombo. A praça comemora a era dourada de Espanha (séc. XVI - séc. XVII). Nesse local estão edificados o Centro Cultural de Madrid e um monumento a Colombo em estilo neogótico erguido entre 1881 e 1885. A base quadrada suporta um pilar octogonal esculpido pelo escultor Arturo Mélida; no topo do pilar está uma estátua de três metros de altura do navegador, esculpida em mármore branco por Jerónimo Suñol. O monumento tem uma altura total de 17 metros. Em 1860, quando projetou a ampliação de Madri, Carlos María de Castro tomou a importante decisão de continuar a mesma rota do Paseo del Prado e Recoletos para definir a avenida principal do novo bairro. Nasceu, então, a Castellana. Até a República de 1931, a avenida chegava apenas até a Calle Joaquín Costa. Hoje, ela segue em direção ao norte, passando por aglomerados de prédios comerciais.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
O Paseo de la Castellana, também chamado de Castellana, é uma das principais e mais largas avenidas de Madrid. Tem atualmente seis faixas de rodagem centrais e mais quatro laterais. Percorre a cidade desde a Plaza de Colón, e segue para norte até à Plaza de Castilla. O seu caminho corresponde ao curso de um antigo rio que por aí passava. No extremo sul liga-se ao Paseo de Recoletos, que por sua vez se une ao Paseo del Prado (estes dois últimos são muitas vezes incluídos no Paseo de la Castellana). O Estádio Santiago Bernabéu é o maior estádio de futebol do Mundo,localizado em Madrid, de propriedade do Real Madrid. Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio Charmatín, o Santiago Bernabéu foi projetado por Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio, o estádio teve sua pedra fundamental instalada em 27 de Outubro de 1944. Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947 numa partida entre o Real Madrid e Belenenses de Portugal, com o nome de Estádio Chamartín. À época possuía uma capacidade para 75.145 espectadores, dos quais 27.645 tinham assentos (7.125 cobertos) e 47.500 de pé (2 mil cobertos). Em 4 de janeiro de 1955, depois de uma grande remodelação, reuniu-se a Assembleia Geral de Sócios Compromissários, quando resolveu-se adotar o nome atual, em homenagem ao ex-presidente do clube e principal artífice da construção do estádio, o dirigente Santiago Bernabéu. Em 2003, o Santiago Bernabéu foi denominado pela UEFA como Estádio 5 Estrelas.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Puerta de Alcalá, trata-se de uma monumental porta, sob a qual passavam os visitantes que chegavam a Madrid, oriundos da Europa. Foi mandada construir em 1778, pelo rei Carlos III. O projetista desta obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nela existente, são de Roberto Michel e de Francisco Gutiérrez. Este monumento é constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. A Fonte de Cibeles, de 1782, com três tanques sobrepostos, é coroada por uma escultura representando a deusa Cibele, mãe da vida e da fertilidade, no seu carro puxado por dois leões. Além de se encontrar no cruzamento de algumas das mais importantes vias madrilenas, possui edifícios de grande interesse, como o Palácio das Comunicações.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
A Calle de Alcalá (rua de Alcalá) é uma das principais artérias de Madrid, tanto relativamente ao tráfego, tal como no que diz respeito ao comércio. Começa na emblemática Puerta del Sol e desemboca na Avenida de la Hispanidad. O Congresso dos Deputados, toda a história da Constituição espanhola e do Parlamento, criado pela rainha Isabel II em 1850.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
Chafariz no Paseo de La Castellana. Torres de Colón, um edifício moderno e inovador.
                   Click na foto para ampliar...                                       Click na foto para ampliar...
É também ao longo do Paseo de la Castellana que se erguem os muitos edifícios do complexo financeiro de AZCA, o mais importante da cidade, o BBVA e também o recente complexo das Quatro Torres Business Area. Estão também instalados ao longo da Castellana o Palácio Municipal de Exposições e Congressos de Madrid; em frente desse edifício fica o Estádio Santiago Bernabeu do clube de futebol Real Madrid. Há que destacar também o fato da maioria dos edifícios dos ministérios se encontrarem nesta avenida, tal como também algumas embaixadas. Plaza de la República Argentina, com uma das inúmeras fontes que existe na cidade de Madrid, no centro de uma rotatória.
Projeto - 2008 - Espanha - França - Fonte: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria


Continua...    Volta