MRM - Mendes e Rosa Maria - Paris - França
   Comentando...

A Torre Eiffel - construída em 1889, foi planejada inicialmente para ficar de pé por apenas 20 anos, é considerada atualmente o principal símbolo da cidade.



            Paris
           França

Paris é a capital e a maior cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France, na bacia parisiense.
A cidade é atravessada pelo rio Sena.
É a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscou), e é a maior cidade francófona do mundo.
A cidade é conhecida mundialmente como Cidade das Luzes,Notre Dame, a Catedral gótica símbolo da cidade que se encontra na Ile de La Cité, uma das ilhas do Rio Sena, Catedral maravilhosa e imensa.  sendo uma das principais cidades turísticas do mundo.
A cidade encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus.
As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da UNESCO.
Tendo sido capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono.
Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, que tornou a cidade em um dos maiores centros de transportes do mundo.

História O grande edificio da Assembléia Nacional.
Paris tirou seu nome do povo gaulês, os Parisii.
A palavra Paris sofreu transformações através dos tempos do latin Civitas Parisiorum (ou a Cité des Parisii), designação que tinha Lutécia.
A origem do nome Parisii não é conhecida com certeza.
Pode ser derivada da palavra gauluesa kwar (pedreira), pela referência às numerosas pedreiras existentes na região parisiense.

Pré-história
Paris vem sendo ocupada pelo homem durante ao menos 4.000 anos, como testemunha foram achados utensílios de pedra talhada na margem do rio Sena.O Montmartre - uma área histórica da cidade, famosa pelo seus cafés ,seus estúdios e nightclubs, como o Moulin Rouge. As mais espetaculares descobertas arqueológicas foram feitas no 12e arrondissement em 1991 onde vestígios atestam a mais velha ocupação humana sobre o território de Paris.
Em Bercy, foram descobertos traços de uma vila do período chasséenne (entre 4000 e 3800 a.C.).

Antiguidades
No ano de 52 a.C. os romanos fundaram uma cidade no mesmo lugar onde os parisii tiveram sua aldeia e expandiram-na a ambas margens do rio Sena, chamando-a de Lutécia.
A cidade galo-romana cresceu nos séculos seguintes tornando-se próspera e foram construídos ali palácios, um forum, um teatro e um anfiteatro.Cidade de Paris, vista panoramica do alto da Torre Eiffel. O colapso do Império Romano começou no século III com as invasões germânicas.
Por volta de 400 d.C. Lutécia estava abandonada pelos seus habitantes: possuía somente uma pequena ocupação dentro da ilha central do rio Sena (Île de la Cité).

Idade Média
Em 508, o rei franco Clóvis I conquistou Paris.
Pouco depois, Clóvis se converteu ao catolicismo e acabou estendendo seu domínio por toda antiga província Galo-Romana, dando início ao território que se tornaria a França.
A dinastia Merovíngia iniciada por Clóvis dominou a França entre os séculos V e VIII.
Em 747, após a morte de Carlos Martel (741), Pepino, o breve assumiu o reino da França, dando início à Dinastia Carolíngia.Cidade de Paris, vista panoramica do alto da Torre Eiffel. No século IX, os Vikings tomaram a cidade (domínio entre os anos 885-886) e depois Hugo Capeto se estabeleceu nela, reformando-a radicalmente iniciando a Dinastia Capetiana.
Quando ocupada pelos aliados dos ingleses, os Borguinhões, Paris perdeu sua importância como capital da França.
Após a Guerra dos Cem Anos, Paris voltou a ser a capital da França.

Idade Moderna
Embora Paris fosse a capital novamente, a coroa preferiu permanecer nos castelos do Vale do Loire.
Durante as guerras religiosas, Paris passou a ser dominada pelo Partido Católico, iniciado com o massacre da noite de São Bartolomeu em 24 de agosto de 1572.
A corte real só foi restabelecida em Paris em 1594 com o rei Henrique IV de Bourbon.
Em 1682, o rei Luís XIV de Bourbon mudou a corte real para o Palácio de Versailles.
Um século mais tarde, Paris viu-se ao centro da Revolução Francesa marcada em seu início pela Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789.

Idade Contemporânea
Arco do Triunfo, monumento erigido em memória ao soldado desconhecido (heróis franceses da primeira guerra mundial e que homenageia também os soldados de outras nações), chegamos ao topo após 482 degraus numa escada em caracol. Napoleão I se autoproclamou Imperador da França em 1804 na Catedral de Notre-Dame de Paris.
A Revolução Industrial, o Segundo Império e a Belle Époque desenvolveram Paris em um grande centro mundial.
Durante a década de 40, com a construção de ferrovias, Paris começou a receber vários imigrantes que se empregaram em suas indústrias.
Ao comando de Napoleão III, a cidade sofreu sua transformação urbana mais significativa.
O imperador contratou o Barão Haussmann para que executasse as transformações necessárias para converter Paris na cidade mais moderna do mundo em sua época.
Começam a destruir grande parte da cidade antiga e medieval ao passo da construção de grandes bulevares e edifícos modernos, o mais destacado: a Ópera Garnier. Cidade de Paris, vista panoramica do alto da Torre Eiffel. Constroem canalizações de águas e outras importantes melhorias públicas.
Este período chega ao fim devido queda do imperador em consequência de sua derrota sofrida por seu exército na guerra Franco-prusiana.
No século XIX, Paris sofreu com duas epidemias de cólera, em 1832 e 1849.
Além de sofrer com a Guerra Franco-Prussiana entre 1870 e 1871.
Em 1871, instalou-se na cidade a Comuna de Paris.
Em 1889, Paris cediou a Exposição Universal e por época desta foi construída a Torre Eiffel.
No ano seguinte, foi inaugurada a primeira linha de metro da cidade.

Século XX
A grande piramide de vidro no Museu do Louvre - famoso por abrigar o quadro Mona Lisa. Durante a segunda guerra mundial, Paris foi ocupada pela Alemanha.
A ocupação começou em junho de 1940 e terminou somente em agosto de 1944.
A Paris do pós-guerra desenvolveu-se rapidamente.
O subúrbio expandiu-se consideravelmente e foi criada o distrito financeiro La défense.
Em 1968, Paris foi cenário de várias revoltas estudantis, muitos dos manifestantes aderiram a causas da esquerda, como o comunismo e o anarquismo.
Estes eventos ficaram conhecidos como Maio francês e se tornaram um dos capítulos históricos mais destacados do pós-guerra.

Paris atual
O Montmartre - uma área histórica da cidade, onde se localiza a Basílica de Sacré Cœurs. Em novembro de 2005 a França viu-se agitada por conflitos sociais onde o estopim teria sido divergências raciais.
Grandes motins populares ocorreram no país, inclusive em Paris e seus subúrbios: eles foram afetados pela desordem e queima de carros à noite, no episódio que ficou conhecido como Outono de 2005.

Turismo
Acima de tudo, a cidade de Paris é o maior pólo turístico do mundo, atraindo mais turistas anualmente do que qualquer outra cidade.
As principais atrações turísticas da cidade são:
A Torre Eiffel - construída em 1889, foi planejada inicialmente para ficar de pé por apenas 20 anos, é considerada atualmente o principal símbolo da cidade.
A avenida Champs-Élysées, uma avenida famosa e muitas vezes cheia de turistas, que significa Campos Elíseos, o motivo do nome foi a sua largura e extensão. Uma das mais largas avenidas do mundo, e uma das mais famosas.
O Centro Georges Pompidou, a atração turística mais visitada da cidade.
O Arco do Triunfo - construído por Napoleão Bonaparte, em 1806, em homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha.
O Museu do Louvre - famoso por abrigar o quadro Mona Lisa
O Montmartre - uma área histórica da cidade, onde se localiza a Basílica de Sacré Cœur, além de ser famosa pelo seus cafés ,seus estúdios e nightclubs, como o Moulin Rouge.
A Catedral de Notre-Dame - famosa catedral gótica localizada no centro da cidade
O Panthéon - uma antiga igreja, famosa por abrigar os restos mortais de vários franceses famosos.
O Quai d'Orsay - um cais na margem esquerda do Rio Sena.
O Museu da arte e história do Judaísmo
O Museu de Orsay - Museu que reúne importante coleção de arte impressionista e foi, no passado, uma estação de trem. Com a sua desativação, foi quase demolida, mas por protestos foi transformada em museu.
O Cemitério do Père-Lachaise, onde são enterrados pessoas famosas como Oscar Wilde, Jean-François Champollion, Édith Piaf, o compositor Chopin, Allan Kardec, o codificador do Espiritismo e também o astro do Rock Jim Morrison.
O Hôtel des Invalides, museu e necrópole militar
La Défense - o centro financeiro de Paris, a oeste da cidade.
O Palácio de Versalhes - localizado na cidade de Versalhes, a maior atração turística do mundo.Construído por Luís XIV para abrigar toda a corte, designava o poder, a glória e a riqueza do Rei Sol(Luís XIV)
Disneyland Resort Paris - Complexo turístico do conglomerado Disney contendo várias opções de entretenimento incluindo dois parques multi-temáticos, Disneyland e Walt Disney Studios. Localizado em Marne-la-Vallée (suburbio de Paris) é a atração turística mais visitada da Europa atraindo 12.4 milhões de visitantes só em 2004.

2008-04-06 - Paris - França - Fonte: Diversas - Fotos de: Mendes e Rosa Maria

Mendes  @   Rosa Maria

Home