Hoje, mesmo com chuva e frio, fomos até ao Monastério de São João de Rila (em búlgaro, Rilski manastir) é o maior e mais famoso monastério da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Está situado a noroeste dos montes Rila, 117 km ao sul de Sofia, no vale do rio Rilska a uma altitude de 1.147 m.
Fomos de mini onibus, uma linha normal, que sai da to Ovcha Kupel Bus Station - para chegar nesta estação utiliza-se o tram nº 5 - Saimos as 10:20 e chegamos ao Monastério as 13:10.
O Monastério foi fundado no século X pelo eremita João de Rila (Ivan Rilski), e é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitetônico da Bulgária. É também uma das mais importantes atrações turísticas da Bulgária e de toda Europa balcânica .Realmente é lugar muito bonito e apesar da chuva e do frio um lugar para meditação. Atualmente o Monastério tem obras de manutenção patrocinadas pelo Estado, principalmente na parte estrutural. Os grandes afrescos existentos fora da capela são de um colorido intenso que caracteriza muito bem a pintura dos icones da religião ortodoxa.
Os Monastério está incrustado entre montanhas e de seu interior se tem uma visão das árvores que o rodeiam e aos fundos existe um pequeno riacho (de montanha) com seu ruido característico o que vem tornar o Monastério um lugar muito especial.
Tivemos apenas duas horas para visitá-lo pois o retorno é feito as 15:00
Mendes e Rosa Maria
|
|