-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (140)

     Liége - Belgica
     Período: 17/07/2010 a 23/07/2010

Liège é uma cidade situada na Bélgica. Encontra-se na parte oriental do país, na região da Valónia, no vale do rio Meuse, perto da fronteira com a Holanda e Alemanha Alguns marcos da cidade que visitamos hoje: Eglise Medieval Saint Jacques, Cathedrale de Saint-Paul.
A Estátue de Charle Magne no cento. Passamos pela ponte Kennedy sobre o rio La Meuse e atavesamos a passellere para voltarmos ao outro lado do rio. Uma grande obra que merece consideração por ser um moderna é a gare do TGV na Place de Guillemins. A estação de trem de alta velocidade foi projetada por Santiago Calatrava. -x-x-x-x-x- . Para se integrar à paisagem da cidade de Liège, Bélgica, a estação ferroviária Liège-Guillemins traz cobertura em aço e vidro que se eleva a 145 m das cinco plataformas e das nove vias da estação. Somente essa cobertura metálica possui cerca de dez mil toneladas de aço.
Inaugurada em 18 de setembro de 2009, o projeto de Santiago Calatrava vem sendo trabalhado desde 1996, quando a Euro Liège TGV, empresa contratante da obra, concluiu que a estação existente era inadequada para os trilhos de alta velocidade.
As obras do novo terminal foram realizadas sem a interrupção do funcionamento dos antigos trens. A estação faz parte da rede européia de alta velocidade, que passa por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha.
De acordo com Calatrava, os conceitos principais adotados na arquitetura da nova estação foram a transparência e o diálogo urbano com a cidade.
Para isso, imaginou um edifício sem fachadas tradicionais, apenas um telhado crescente que oferece a proteção à estação e se integra à paisagem.
"A forma de abóbada do telhado é um desenvolvimento natural dessa visão, cuja curva macia foi usada para imitar a ascensão e a queda graciosas dos montes de Cointe no fundo", disse o arquiteto. Além das plataformas e vias, a estação de Liège-Guillemins conta com duas passarelas e uma galeria subterrânea para integrar duas regiões que antes eram separadas pelas linhas de trem.
A cidade de Liège é a capital da província de Liège e a terceira maior cidade da Bélgica (primeira da Valônia).
Liège possui aproximadamente 187.000 habitantes (Liégeois) no município e 600.000 na região metropolitana. A superfície do município é de de 6939 hectares e altitude varia de de 58 a 238 metros. Liège situa-se na confluência do Rio Meuse e do Ourthe, 25 quilômetros ao sul de Maastricht (Países Baixos) e a 40 quilômetros a oeste de Aachen, na Alemanha. Hoje domingo, a cidade estava aparentemente vazia mas ao chegarmos ao Quai Sur Meuse (rua ao lado do rio) parecia que todos ali estavam visitando e participando da Feira Dominical. Nesta encontra-se de tudo: alimentação, roupas, sapatos, material elétrico e eletrônico, flores, frutas, verduras, de tudo o que você possa imaginar.
Comemos um cachorro quente com um salsichão tamanho família, com mostarda, ketchup e bastante cebola frita, estava muito bom. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Depois passamos em frente a Igreja de São Bartolomeu do século 11 e 12, depois visitamos o Museu Le Grand Curtius que depois de uma recente remodelação (50 milhões de euros) é provavelmente o mais importante espaço cultural em Liège, em seus oito andares uma grande quantidade de peças de arqueologia e artes decorativas, incluindo obras Mosan, prataria, mobiliário antigo.
Dentro de suas obras-primas (datada de 1000 cerca de AC) detém uma figura de Cristo de Amay, um manuscrito do século 10 que pertenceu a Dom Notger nomeado o Evangeliaire, um tímpano de madeira com o "Mistério da Apollo" e um surpreendente Madonna por Dom Rupert.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home