A Haia (em neerlandês Den Haag, ou oficialmente, 's-Gravenhage) é a terceira maior cidade nos Países Baixos depois de Amsterdam e Rotterdam, com uma população de 475.580 (2006) (população da área metropolitana: 600 mil) e com uma área aproximada de 100 quilômetros quadrados. É localizada no oeste do país, na província da Holanda do Sul, da qual também é capital. Den Haag, assim como Amsterdam, Rotterdam e Utrecht, é parte do conglomerado urbano de Randstad, com uma população de 6.659.300 habitantes.
Den Haag é a real sede do governo, porém, oficialmente não é a capital dos Países Baixos, de acordo com a constituição a capital é Amsterdam. Den Haag é a sede do Eerste Kamer (primeira câmara) e da Tweede Kamer (segunda câmara), respectivamente as câmaras alta e baixa que formam o "Staten Generaal" (literalmente os "Estados Gerais"). A Rainha Beatriz dos Países Baixos vive e trabalha em Den Haag. Todas as embaixadas e ministérios estão localizados na cidade, assim como a Hoge Raad der Nederlanden (A Suprema Corte), o Raad van State (Conselho do Estado) e muitas organizações lobistas.
Den Haag possui forte tradição diplomática. Em 1899 e 1907 celebraram-se ali as Conferências da Haia. A cidade é a sede da Organização das Nações e Povos Não Representados (UNPO), da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e de numerosos outros organismos internacionais ou não-governamentais.
A cidade é a sede de quatro tribunais internacionais: o Tribunal de Arbitragem Permanente, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, e a Corte Penal Internacional, o que levou a cidade a ser referida como "a capital jurídica do mundo".
Na área metropolitana da cidade estão instaladas diversas indústrias, como fábricas de material eletrônico, metalúrgicas, produtos químicos e alimentos. Entre seus conjuntos urbanos mais significativos estão o Binnenhof (corte interior) e o Buitenhof (corte exterior).
Outros lugares de interesse são a Groote Kerk, o Stadhuis e a Gevangenpoort, Binnenhof e Scheveningen. Quando o conde Guilherme de Holanda construiu aqui seu castelo, em 1248, transformou-se no centro administrativo do condado. No fim do século XVI, a cidade emergiu como capital flamenga durante a guerra dos Países Baixos contra a Espanha.
Mendes e Rosa Maria
|
|