Brugge é a capital da província de West-Vlanderen/Flandres Ocidental (1,13 milhões de habitantes) e a cidade tem 117.000 habitante. É considerada a "Veneza do Norte" pelos seus canais e o seu aspeto é predominantemente medieval. Apesar da sua importância até ao século XV, Brugge é atualmente uma cidade média da Bélgica, no entanto, o porto de Zeebrugge 15 km afastado veio dar um novo elan econômico à cidade.
As atrações turísticas são talvez mais que em qualquer outra cidade belga, começando pelos óbvios passeios de barco pelos canais. A praça central Grotemarkt conserva edifícios medievais, mesmo que reconstruídos, as típicas casas renascentistas Guildhuis e o alto campanário (beffroi) que oferece uma vista panorâmica da cidade. O Tribunal Provincial é um exemplo do neo-gótico do século XIX. Na praça Burg Plaats encontra-se a Stadhuis (câmara municipal) em estilo gótico. Aliás nesta praça misturam-se todos os estilos de arquitetura, incluindo o renascentista e o barroco. A Catedral de St. Salvator data do século XIII, mas a Igreja da Nossa Senhora é mais imponente nos seus estilos românico a gótico com uma torre de 122 m. Aqui encontra-se uma Madonna de Michelangelo.
O prédio da prefeitura, um dos mais antigos dentre os Países Baixos, é um dos pontos imperdíveis da cidade. Construído entre 1376 e 1420 em estilo gótico, é o prédio mais antigo da cidade, e abriga valiosos tesouros históricos. Um de seus aposentos mais famosos é a capela Heilige-Bloedbasiliek. Por cerca de 850 anos ela tem guardado um trecho de tecido marcado pelo sangue de Cristo. Conta-se que ele foi trazido para Brugge na ocasião das segundas Cruzadas, graças ás tropas de Dirk Van de Elzas, o duque de Flandres. Até hoje esta relíquia é guardada numa urna de cristal na capela desta prefeitura.
A torre medieval conhecida como Halletoren é a maior e mais importante construção de Brugge, e fica situada bem em frente à praça do mercado. Ela foi construída no século 13, tem 88 metros de altura e no seu topo possui um carrilhão com 47 sinos. Este ponto é o próprio coração da cidade, e serve como referência para todos os passeios em Brugge. Quem quiser subir os 366 degraus da torre vai desfrutar de uma vista completa de toda a cidade
Fizemos um passeio de barco e pudemos ver realmente que a cidade é muito bonita. Em termos de turistas, achamos em Brugge um número maior do que em PARIS, proporcionalmente ao tamanho de cada uma.
Mendes e Rosa Maria
|
|