|
Antuérpia é a capital da província de Antuérpia (1,65 milhões de habitantes) e segunda maior cidade da Bélgica com 450.000 habitantes. Aqui encontra-se o segundo maior porto da Europa depois de Roterdão, ao longo do Rio Schelde (Escalda).
Antuérpia tem inúmeros monumentos elucidativos do seu esplendor dos séculos XVI e XVII, representado no auge pelas pinturas de Rubens que aqui viveu. Presentemente Antuérpia é uma moderna cidade européia, considerada o centro mundial dos diamantes. O ex-libris de Antuérpia é efetivamente a Grote Markt no gênero das outras congêneres flamengas, com as Guildhuis (casas empresariais) em estilo renascentista, assim como a Stadhuis (câmara municipal). A praça Groenplaats é a mais popular com as suas esplanadas. Aqui fica a Catedral de Nossa Senhora e uma estátua do pintor Rubens. O Meir é a principal rua de comércio de Antuérpia.
A cidade de Antuérpia foi, no século 16, um dos centros financeiros mais importantes do mundo. Aos poucos, o centro financeiro da Bélgica foi passando de Antuérpia para Bruxelas. Devido às sua história culturalmente rica, Antuérpia possui vários prédios históricos e museus interessantes.
Entre os pontos turísticos em Antuérpia destaca-se a Catedral gótica (Onze Lieve Vrouwekathedraal) construída em 1351. Outro ponto turístico é a praça da prefeitura/mercado antigo (Stadhuis/Grote Markt), o centro histórico da cidade. Essa praça está cercada de belos prédios históricos.
Chegamos em ANTUÉRPIA, sem saber do feriado nacional da Bélgica, a cidade parecia vazia e o comércio todo fechado, mais tarde soubemos que era a festa da Independência. Mesmo assim aproveitamos muito bem e visitamos o Centro Antigo com sua praça maravilhosa e também sua catredral.
Mendes e Rosa Maria
|
|