-  Projeto - 2010

Diário de Viagem - (160)

     Amsterdam - Holanda
     Período: 28/07/2010 a 02/08/2010



Na época de sua fundação, por volta de 1200, Amsterdam era apenas uma vila de pescadores na margem pantanosa da faz do Rio Amstel.
No século 17 já era o principal porto comercial do norte da Europa e centro de um imenso império.
Com quase 800.000 habitantes Amsterdam hoje é um lugar onde beleza e seriedade convivem com outra face um tanto degradante. Das boates decadentes do Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha" a elegância das casas seiscentistas a beira dos canais e à rica herança cultural dos seus museus, a capital holandesa reúne ampla variedade de ateações. -x-x-x-x-x- . Amsterdam é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade.
Amsterdam tem 761.262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes.
É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Rotterdan a Amsterdam e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes. A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu.
Com mão-de-obra qualificada no setor logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo. Graças à profusão de canais Amsterdam ganhou o apelido de Veneza do Norte.
Por aqui tudo está perto e é fácil chegar a qualquer lugar, mesmo porque o terreno é absolutamente plano, tornando as caminhadas ainda mais agradáveis. Tudo é harmonia entre prédios, canais e barcos
Entre os moradores a bicicleta é o meio de transporte preferencial, e faixas destinadas às bicicletas, demarcadas em todas as ruas, devem ser levadas a sério para evitar acidentes. Para distâncias um pouco maiores os bondes são a melhor opção.
E para nós turistas um passeio pelos canais é um programa imperdível, pois permite percorrer praticamente todo coração da cidade e apreciá-la a partir de um ângulo privilegiado.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... O período de ouro da Holanda foi no século 17, quando chegou a ser a dona dos mares, e Amsterdam uma cidade riquíssima, como um dos maiores centros comerciais da Europa. Se o mar trouxe riqueza para a Holanda, é ao mesmo tempo motivo de permanente atenção.
Como grande parte do território holandês fica abaixo do nível do mar, a preocupação com a manutenção das barreiras e diques é constante.

Mendes e Rosa Maria    

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Home