Diário de Viagem - 114/119 - 27/12/2006      Paris


 -x-x-x-x-x- . Hoje Paris amanheceu linda como só ela sabe ser num dia de inverno com a temperatura oscilando em -2.0 e 2.0.
O dia estava totalmente cinza, a bruma que desce permite que se visualize os prédios que nos rodeiam encobrindo aqueles que estão um pouco mais distantes.
Os parisienses acostumados as baixas temperaturas ao se protegerem alguns parecem verdadeiros esquimós.
A grande parte das ruas esta com as árvores totalmente desfolhadas o que colabora para criar um efeito escuro quando se olha para as mesmas.
Como o nosso tempo esta passando, saímos aproveitando este clima de inverno, bastante raro para nós, fomos procurar a Rue de Sevres, para visitarmos o Magazine Le Bon Marche, o mais antigo da França e sem dúvida um dos mais ostentosos, muito bonito, mas com aqueles preços.
Ao sairmos dos dirigimos a Igreja de Saint Suplice - parecida no tamanho e na forma com a Notre Dame, a Saint-Suplice mostra uma mistura estranha de estilos arquitetônicos porque, iniciada em 1646, levou 120 anos para ser concluída.
À fachada a italiana tem duas torres desiguais.
No interior, ha. três afrescos notáveis de Delacroix na Capela de Saints Anges.
Nosso objetivo seguinte passou a ser a Rue de Rivoli, assim nos dirigimos ao Rio Sena e cruzamos a ponte des Artes, passamos ao lado do Museu do Louvre e chegamos a Rue de Rivoli, a qual  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos... apresentava um movimento bastante superior ao que vimos em setembro com temperaturas mais agradáveis.
As grandes lojas também apresentavam grande movimentação, muitas delas fazendo ofertas de produtos a preços reduzidos (mesmo o preço sendo reduzido, aqui na França é euro).
Algumas lojas que visitamos: HM, Ciello, CA, Mango, Pinkling.... e chegamos ao tradicional "Bazar do Hotel de Ville", que de bazar tem apenas o nome, porque se trata de uma grande loja de departamentos com produtos de griffe (Dior, Armani, etc).
Quando saímos vimos uma grande fila ao redor do Hotel de Ville para visitarem a exposição gratuita Terras Amazônicas.
Começamos a nos dirigir para o lado do nosso hotel, paramos no Mc Donalds para tomar um chocolate e chá quente para nos aquecermos do frio.
Após providenciarmos os abastecimentos para hoje, lemos nossos e-mails e notícias do Brasil e encerramos o dia nos preparando psicologicamente para amanhã que terá uma temperatura de -3.0 a 0.0 grau, segundo a previsão.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home