Diário de Viagem - 105/119 - 18/12/2006      Madri


 -x-x-x-x-x- . Hoje as 9:41 passamos por uma loja de doces ao lado do hotel onde estamos hospedados cujas vitrines estavam abarrotadas de guloseimas, mas... apenas fotografamos.
Nossa visita inicial foi a Paróquia de San Sebastian, é uma Igreja que tem inclusive uma relação afixada na parede dos personagens celebres que se casaram desde 1829 a 1902.
No altar principal existe uma grande imagem de San Sebastian.
Aqui na Espanha as imagens de Nossa Senhora tem vestimentas de tecido, tipo manto, com cores diferentes.
Nas lojas pelas quais passamos em praticamente todas elas existem um presépio, alguns com um grande numero de peças e outros com um mínimo de três.
Em seguida chegamos a Paróquia de Santa Cruz, outra Igreja com um grande numero de imagens de Nossa Senhora.
Chegamos a Plaza Mayor a qual continua lotada com as barraquinhas e carros de entrega de mercadorias e equipes de limpeza para deixá-la em condições de receber os visitantes nas próximas horas.
Seguimos a Plaza do Sol, no caminho encontramos um grupo de mais de 50 pessoas, japoneses, jovens, acompanhando um guia para alguma visita, e todos seguiam correndinho.... Chegamos a Paróquia de Nossa Senhora del Carmen de San Luiz, outra Igreja com imagens e quadros muito bonitos, mas aqui é proibido fotografar.
Saindo da Plaza do Sol nos dirigimos a Alcalá a fim de revermos as ruas pelas quais passamos inúmeras vezes em 2002.
Um dos pontos que queríamos ver era a Igreja que assistimos a missa naquela época, a Real Iglesia de Calatrava, algumas fotos que temos mostravam uma Igreja com as paredes e alteres enegrecidos pelo tempo.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Hoje encontramos a mesma Igreja totalmente diferente estando com uma parte da sua nave principal bloqueada para reforma, mas o seu altar principal e as capelas laterais totalmente recuperadas, apresentando cores claras e muito dourado, inclusive sua grande cúpula hoje totalmente branca.
Seguimos em direção a Plaza de Cibeles, o trafego intenso e o grande movimento de pessoas transforma aquele largo num verdadeiro formigueiro.
Pelo Paseo del Prado fomos a uma loja de Lembranças de Toledo onde compramos alguns regalos e souvenires.
Passamos pelo hostal e por volta das 17:00 saímos para ver as luzes natalinas.
Quando chegamos a Plaza de Oriente a encontramos totalmente vazia daquelas estruturas que vimos ontem e ficamos sabendo que ontem tinha sido a ultima apresentação.
Assim voltamos pela Calle Arenal agora mais escuro e com a iluminação natalina das ruas já acesas.
No caminho passamos pela Real Iglesia Paroquial de San Gines, outra obra de arte com capelas magníficas.
Esta é outra daquelas igrejas que nos surpreende pela beleza de suas imagens e de seus quadros, imaginem que já fomos surpreendidos por inumeras outras igrejas durante a nossa viagem, mas sempre existe uma que nos surpreende mais.
O movimento das ruas estava bastante grande e agora os arranjos natalinos se revelam bastante vistosos, inclusive aqueles instalados em frente a grandes lojas.
Seguimos pela Alcalá até a Plaza de Cibeles, assim tivemos a oportunidade de ver a iluminação natalina de Madri.
Fizemos um pequeno abastecimento e nos recolhemos porque a noite esta bastante friiiiaaaa.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home