Diário de Viagem - 059/119 - 02/11/2006      Vitória


 -x-x-x-x-x- . Começamos o nosso dia nos dirigindo a estação de autobus - compramos a passagem para Santander para amanhã as 9:15, amanheceu bastante frio, o relógio da praça em frente ao hotel (cafeteria) marcava 7 graus as 8:00 horas e segundo a previsão não passará dos 15 graus.
Seguimos para a Plaza de Los Fueros, construída em 1981, é um conjunto monumental que homenageia os foros e foi realizada pelo escultor Eduardo Chillida e pelo arquiteto Luis Peña Ganchegui, sua construção é em granito rosa (esta praça foi a primeira que vimos quando chegamos a Vitoria ao nos dirigirmos a Oficina de Turismo).
É nossa intenção irmos até a Basílica de San Prudencio de Armentia, nos dirigimos ao ponto do ônibus em frente ao El Corte Inglês e quando lá chegamos vimos que a Igreja Nossa Senhora dos Remédios estava aberta.
Entramos e assistimos a missa das 9:00 horas na capela lateral da Igreja.
A nave principal da Igreja tem um grande altar com uma imagem de Nossa Senhora bastante grande entre outras.
Na outra lateral existe uma Santa Ceia com imagens representativas ao redor de uma mesa.
Na parte frontal uma grande imagem de Cristo Crucificado.
Satisfeitos por termos encontrado esta Igreja aberta fomos ao ponto de ônibus que devera nos levar a Armentia, local onde esta localizada a Basílica de San Prudencio, é do século XIII e foi edificada sobre os restos de um templo do século VIII.
A planta geral é do final do século XII.
Do século XIII destaca-se o abside românico.
Em 1776 se reformou o átrio e consequentemente desapareceu a fachada original.
Como é uma obra secular e de um valor histórico incalculável e sendo fonte de muita informação histórica, visto que suas raízes vão além do século XIII, a mesma encontra-se atualmente em reformas e automaticamente as pesquisas arqueológicas são prioritárias, visto que a cada pedra deslocada surge um pouco mais de história.
O acesso a mesma só é feito com visita dirigida e por questões de segurança não se permitem fotos.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Retornamos ao centro da cidade e ao passarmos pela Catedral de Maria Imaculada (neuva) observamos que as portas estavam abertas (visitas das 11:00 as 14:00).
Quando visualizamos a Catedral sentimos a sua grandiosidade, mas quando entramos na sua nave principal, realmente nos sentimos pequenos.
Trata-se de uma Catedral relativamente nova (1907-1973).
Ela é composta de 5 naves, uma central e mais duas de cada lado, a altura de suas colunas e a profundidade em que esta situado o altar principal são simplesmente espantosas.
As estações da Via Sacra são pinturas (quadros).
Na parte dos fundos da Catedral (altar principal) que é rodeado por enormes vitrais esplendidos e maravilhosos, está situado o Museu de arte sacra do bispado.
Nesta área não se permite fotos.
Ao sairmos da Catedral fomos ao Ciber para tomarmos ciência das novidades brasileiras.
Após saímos para almoçar, circulamos por algumas ruas e encontramos inúmeras cafeterias, nas quais a maioria dos clientes estavam aperitivando ou fazendo um pequeno lanche, pois são 13:00.
Como queremos almoçar em um ambiente mais tradicional acabamos chegando ao "Oh que Bueno!" e hoje saboreamos: Entrada: Paella com mariscos e Espaguete c/ Chistorra - Principal: Churrasco a la palncha e Lomo com patatas - Pão - vinho - melocom (pêssegos em caldas).
Após o termino do almoço as 14:30, circulamos pelas ruas centrais até as 17:30 quando nos recolhemos para um bom banho e os preparativos para um noite de repouso, amanhã seguiremos para Santander.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home