Diário de Viagem - 049/119 - 23/10/2006      San Sebastian


 -x-x-x-x-x- . Levantamos as 8:10 o céu estava escuro, bastante nublado e com previsão de chuvas, fomos fazer o nosso desjejum, as 9:00 começamos a remontar as nossas mochilas (nossas inseparáveis amigas), as vezes um pouco pesadas mas companheiras).
Encerramos nosso contrato com o Hostal Bearan e saímos, em frente do hostal estava um caminhão de uma empresa prestadora de serviços executando alguma atividade de limpeza, coisa bastante comum em todas as cidades pelas quais estamos transitando.
Notamos que este tipo de atividade começa bem cedo e termina por volta das 17:00.
Ao passarmos pela Igreja San Nicolas, nossa vizinha nos últimos dias, os portões da entrada estavam abertos, não poderíamos deixar de visitá-la mais uma vez antes de partirmos para outros burgos.
Entramos na Igreja e fizemos nossas preces naquele ambiente pacífico, seguro, onde a tranqüilidade recupera nossas forças e nos torna aptos a novos desafios.
Dirigimo-nos a estação de autobuses de onde sairemos para Donastia/San Sebastian, localidade distante aproximadamente 110 km.
As 11:15 saímos de Pamplona, cruzamos inúmeros túneis e vimos grandes picos e inúmeros pueblos ou pequenas cidades nos grandes vales separados por inúmeras cordilheiras, aquelas que normalmente separam o litoral das áreas centrais.
Chegamos a San Sebastian as 12:30, segundo alguns comentários de pessoas com quem conversamos uma das cidades mais bonitas da Espanha.
São Sebastião (em basco Donostia, em castelhano San Sebastián) é uma cidade localizada no País Basco espanhol, capital da província de Guipúscoa.
Dirigimos-nos a área central e encontramos um shopping com predominância da FNAC, onde almoçamos.
Menu: C1 - Talla L: buena pieza de carne (200 gr) com sus patatas y pimientos verdes.
P2 - Puchugos de Pollo, 2 croquetas caseiros y ensalada variada. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar...
Saímos em direção a Playa de La Concha.
Ao chegarmos a playa seguimos em direção norte, passamos pelas marinas e cais comercial, onde chegam as traineiras com pescado para comercialização.
No extremo da praia esta o Monte Urgull, o qual é rodeado pelo Passeo Nuevo.
O Passeo está totalmente estruturado sobre antigas muralhas de fortalezas existentes.
Contornamos o Monte Urgull encima do qual existe uma imagem de Cristo.
Ao final do contorno chegamos a parte velha da cidade, circulamos por algumas ruelas, muito parecidas com outras cidades já visitadas.
Após nossos contatos com o mundo (via internet) seguimos para o centro da cidade de Donostia/San Sebastian.
Como se aproximava a hora de abertura da Catedral del Buen Pastor fomos visitá-la.
Sua estrutura externa tem características próprias, sua grande torre pode ser visualizada desde a praia até seus degraus.
Internamente tem dois grandes e belos altares laterais e na parte de trás do altar principal tem apenas uma imagem de Cristo o Bom Pastor.
Sua descrição turística é: conjunto formado por Iglesia do século IXX de estilo neugótico.
Para concluir nossas rotinas do dia fomos nos reabastecer no supermercado Amara, parece que hoje vamos ter uma cama muito mais confortável do que em outros hotéis e hostais pelos quais já passamos, são 20:10 e temos aos nossos pés uma cidade com suas atividades comerciais ainda ativa, isso nos da uma sensação de que voltamos ao século XXI, apesar de nos termos sentidos praticamente de volta as nossas origens quando sentimos o cheiro do nosso oceano Atlântico em plena Playa de La Concha no mar Cantabrico na cidade de Donostia/San Sebastian - Espanha.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home