Diário de Viagem - 045/119 - 19/10/2006      Jaca


 -x-x-x-x-x- . Hoje conseguimos acordar após as 8:00 (nesta época o sol aparece após as 8:00) com uma manhã nublada, um pouco fria e não muito estimulante.
Nosso objetivo inicial era visitar a Catedral - que ontem estava fechada, aqui na Espanha das 14:00 as 16:30 tudo fecha, farmácias, mercados, lojas, igrejas...
Ao chegarmos na Catedral encontramos seu portão lateral de ferro aberto, entramos e encontramos seu interior em semi penumbra, oramos e agradecemos ao Senhor, fizemos algumas fotos de seus altares dourados, verdadeiras obras de arte.
Surpresa... existe um dispositivo onde se deposita 1 euro e por alguns minutos as luzes se acendem, refizemos as fotos novamente, e nos deslumbramos com o que estávamos vendo, a grande riqueza de detalhes.
Notamos que um sacerdote acendeu as velas no altar e ato continuo um grande lustre sobre o altar ficou iluminado.
São 10:00 horas e acreditamos que deverá acontecer uma cerimonia religiosa nos próximos minutos.
Sete padres com uma toga branca sobre o hábito portando livros de orações se dirigiram ao fundo da Catedral na parte inferior do coro e teve inicio uma cerimonia com orações cantadas com duração de meia hora, que tivemos a alegria e a satisfação de estar presentes durante a realização do culto, estávamos somente nós dois presentes.
Como estávamos perto da Estación de Autobus, fomos confirmar o horário e ao mesmo tempo adquirir as passagens para Pamplona para onde iremos amanhã (as 13:45).
A Plaza Biscos virou um canteiro de obras e os trabalhos que estão sendo realizados na preparação de estacionamentos subterrâneos transformou a Plaza numa verdadeira cratéra, cheia de máquinas e homens trabalhando.
Para conhecer um pouco mais da cidade, preferencialmente a área não antiga e turística, tomamos um autobus - que faz uma linha circular pela cidade - e fizemos um passeio que abrangeu pontos periféricos, grandes áreas de conjuntos habitacionais, conjunto poli esportivo, com grandes construções de pistas de gelo.
Descemos no autobus próxima a Igreja de San Salvador e San Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Ginos e nos dirigimos a Igreja de Santiago, encontramos aberta e tivemos a alegria de poder visita-la e fotografa-la.
No altar principal existe uma imagem de Santiago rodeado por uma enorme quantidade de pequenas imagens que compõe o painel do altar.
Saímos com destino a Ciudadella - fortaleza construída no reinado de Felipe II.
No ano de 1559 por mandato real de Felipe II se iniciou a construção do castillo San Pedro a Ciudadela.
Terminou-se em 1641 no reinado de Felipe III e é a única que existe na Espanha.
Apresenta uma poderosa muralha de planta pentagonal com fosso.
Monumento de caráter histórico artístico.
Premio Europa Nostra, hoje ocupada por uma guarnição militar.
Chegamos após o horário e não pudemos visitá-la internamente, inclusive soubemos que não se podem fazer fotos ou filmar internamente.
Como estávamos fora, aproveitamos para fotografá-la sob vários ângulos.
Circulamos pelas imediações e consultamos a Oficina de Turismo sob a Ponte San Miguel (baixa Idade Media), que esta situada a 20 minutos de caminhada do Passeo de La Constitucion.
Fomos visitá-la e realmente trata-se de uma grande obra de engenharia do século XV, a qual tinha como objetivo principal permitir o acesso a cidade de Jaca e consequentemente a Província do Aragon.
Retornamos ao centro para almoçar.
Como o habito faz o monge e por tradição entre as 14:00 e 16:30 tudo para e fecha aqui na região, nós também nos recolhemos para um descanso e após as 16:30 reiniciamos nossas atividades rotineiras, visitando por 2 horas um Ciber (INTERNET) e desta forma num ambiente místico/medieval nos colocamos ao par das informações mundiais de nossa época. Boa noite.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home