Diário de Viagem - 042/119 - 16/10/2006      Oloron Saint-Marie


 -x-x-x-x-x- . Hoje começamos o nosso dia visitando a Gare de Oloron Ste-Marie, as 9:00 horas da manhã já estávamos com as passagens para Canfranc, nosso destino para o dia de amanhã.
Fomos para a parte velha da cidade, área conhecida como Center Ville, atravessamos as 2 pontes sobre o Rio d'Asp e Rio d'Ossau os quais logo abaixo se juntam formando o Rio d'Oloron e nos dirigimos a Eglise Saint Croix d'Oloron (apenas para registro o nome d'Oloron vem de d'illuro, nome de uma divindade romana).
Construída em estilo barroco espanhol foi executada por Jean Dartigacabe escultor de Ste-Marie entre 1704 e 1708, ela tem a porta lateral em estilo romano.
No centro de todas as cidades encontra-se o prédio de administração municipal, identificado como Hotel de Ville e aqui em Oloron a sua localização também é no centro da cidade e praticamente em frente a Eglise Saint Croix.
Seguimos para um dos pontos mais altos da cidade o que nos propiciou uma visita ao Allée de L'Empereur III e Emperatrice Eugenie, trata-se de um lindo e grandioso bosque com árvores centenárias onde também estão expostas algumas obras de artistas modernos em homenagem ao Caminho de Saint Jacques de Compostelle.
Em seguida fomos a Iglise do Século XI, ela tem um domo em estilo mozárabe.
O local permite uma bela vista dos Pirineus.
Descemos por escadarias e chegamos a Catedral de Sainte-Marie, observamos que na parte de trás da mesma existe um pequeno cemitério com 5 ou 6 cruzes, mais 2 modelos de ataúdes de pedra e indicação de mais 3 tumbas, sendo que alguns pertencem aos merovingios.
Fomos ao bar que fica em frente a Igreja local onde tem um Cyber Café mas para a nosso surpresa o mesmo estava fechado e só funcionara a partir de amanhã.
De posse de outras informações nos deslocamos por mais ou menos 1.500 metros onde tem um Centro Cultural e uma grande loja de artigos esportivos e um Cyber Café versão 2006.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar...
Lamentavelmente uma das características funcionais do mesmo é que o usuário só pode acessar sites (no nosso caso precisamos de CD Room, entrada de USB e acesso a FTP) por isso só operamos em versão e-mail.
Ao voltarmos fomos procurar um lugar para almoçar, isso por volta das 13:30, chegamos num restaurante no centro da cidade e depois de uma espera de 10 minutos fomos informados a moda francesa que o horário expirou.
Atravessamos a rua e no Bar e Restaurant Les Amis consultamos se poderíamos almoçar, pequenas dúvidas esclarecidas nos serviram fritas, salada e bife com pão, complementamos pedindo beer e eau (cerveja e água).
Após fomos caminhar próximo ao rio d'Asp abaixo de uma das pequenas usinas termo elétricas instaladas no mesmo.
Curtimos um pouco o Jardim Publico, uma grande área arborizada, e nos chamou a atenção o fato de que as grandes árvores são praticamente do mesmo tamanho e seus troncos com o mesmo diametro o que nos leva concluir que são árvores plantadas a muitos anos, provavelmente na época da fundação do parque.
Uma hora após fomos ao mercado comprar a nossa janta que hoje tem vinho rosé para a Rosa Maria.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home