Diário de Viagem - 040/119 - 14/10/2006      Oloron Saint-Marie


 -x-x-x-x-x- . Começamos o dia um pouco cansados e tensos pelas dificuldades que encontramos até chegarmos em Asson, o pior ocorrido foi a divergência de informações em relação as instruções que pegamos em Lourdes com a realidade.
Algumas decorrentes de problemas de interpretação lingüística e outras relativas a informações numéricas tais como indicação de 5 km para o objetivo quando na realidade as placas indicam 10 km.
Após estes contratémpos uma informação meio assustadora, a cidade tem uma Igreja, a Prefeitura, um mercado e uma farmácia e não tem hotel, nem trem, nem ônibus, nem táxi.
A Igreja tem um albergue.
O dia amanheceu lindo, um céu azul anil e muito frio.
Alteramos nossa programação e com algumas informações obtidas com o dono do mercado, soubemos que a mais ou menos 7 km, na cidade de Coarraze-Nay passa o trem.
Para evitar surpresas desagradáveis na próxima etapa que seria Arudy e segundo fomos informados e parecida com Asson, resolvemos ir a Coarraze-Nay e seguir de trem até Oloron Ste-Marie.
Decidimos também que o trajeto Oloron Ste Marie a Canfranc será feito de ônibus TER que é parte do sistema ferroviário francês (integração trem x onibus).
As 8:30 nos dirigimos a Igreja de Asson com o objetivo de pedir a proteção ao nosso Deus e também fotografa-la interiormente, mas a encontramos fechada.
Assim seguimos na direção de Coarraze e após 1:30 de caminhada cruzamos a ponte sobre o rio , visitamos a Igreja de Coarraze, uma construção em estilo gothique flamboyant, numa restauração recente identificou-se uma placa datada de 1674 com o nome de Notre Dame du Mont-Carmel, os vitrais marcam a dedicação da capela ao Sacre Coeur.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Numa farmácia ao lado da Igreja nos informaram que a Gare ficava a mais ou menos 2 km de distância, na realidade está na cidade de Nay onde chegamos as 10:30, o trem partiria para Pau as 12:22 aguardamos pacientemente.
As 12:32 chegamos a Pau onde aguardamos o trem para Oloron Ste-Marie até as 13:50 onde chegamos as 14:28.
Uma característica que torna a cidade agradável ou desagradável é a facilidade com que se consegue resolver o primeiro problema e o mais importante que é a hospedagem.
Em Oloron Ste-Marie sem indicação e sem reserva, localizamos a mais ou menos 20 metros da Gare o Hotel de La Paix, conseguimos vaga e vamos ficar até o dia 17/10, quando pretendemos seguir até Canfranc.
Depois de colocar nossos equipamentos em dia (banho, roupa lavada) saímos para conhecer a cidade e como sempre nosso objetivo é a Catedral da cidade, no caminho encontramos um Coiffeur Masculino e demos inicio a uma renovação no visual (o barbeiro era um dançarino, e só usava maquina para cortar tanto o cabelo, barba e bigode - só maquina) o terror só foi menor que o preço (16 euros).
Chegamos a Catedral Sainte Marie, fizemos algumas fotos, mas por falta de iluminação em virtude da própria estrutura do edifício, não foram tantas como em outras pelas quais passamos.
De volta ao hotel fomos descansar.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home