Diário de Viagem - 026/119 - 30/09/2006      Poitiers


 -x-x-x-x-x- . Poitiers é uma cidade localizada no centro-oeste da França às margens do Rio Clain.
Ela é a capital do departamento de Vienne e da Região de Poitou-Charentes.
Poitiers possui 85.800 habitantes (2004) e densidade demográfica de 2.037 habitantes/km².
A Batalha de Poitiers ocorreu em 19 de setembro de 1356, durante a Guerra dos Cem Anos.
Carlos VII de França fundou a Universidade de Poitiers em 1432.
Poitiers foi a capital de Poitou, antiga província francesa governada pelos Condes de Poitiers.
Começamos o dia caminhando em direção ao Parc de Blossac, antes passamos pelo complexo esportivo Blossac, o qual em razão de ter sido construído no alto de um desnível que dá para o rio Le Clain, as suas bases são moduladas como se fosse uma muralha.
A área do parque é bastante grande e suas avenidas são balisadas por árvores cujos galhos e folhagem são cortados como se fossem uma prancha.
Uma das áreas é ajardinada com várias fontes e pequenos lagos decorados com estatuas e tem um grande chafariz central.
A parte final do parque de onde se pode visualizar o rio Le Clain também e construída sobre grossas paredes de pedra como se fosse uma muralha.
Nas proximidades visitamos a Paroisse Orthodoxe (la trinite st-hilaire).
Passamos pelo cemitério Malacete e alcançamos a rua du Versant Quest, transformada um pista de  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar...
ciclismo e corrida com uma extensão de mais ou menos 5 km e chegamos a Gare de Poitiers.
Após um delicioso café com creme, seguimos pelo Boulevar Solferino até alcançarmos as grandes escadarias que dão acesso a parte alta da cidade, que é o centro da ville.
Continuando o nosso giro fomos visitar o Baptistère Saint-Jean, obra do século IV onde existe a piscina batismal datada do século IV, reconstruída nas épocas carolingienne e romana, ali se conserva um belo exemplo das pinturas murais dos séculos XII e XIII (não se permite fotos e nem filmes).
Passamos pelo espaço cultural Pierre Mendés France e já estávamos em frente a Cathedrale Saint Pierre, um espetacular monumento gótico cuja construção começou em 1162 e foi consagrada em 1379.
Esta Cathedrale possui um órgão clássico.
Seguindo a área sinalizada (linha azul) visitamos a Eglise Sainte Radegonde, lá está a tumba de Radegonde, fundadora no VI século do primeiro monastério feminino de La Gaule, L'abbaye sainte croix.
Passamos pela Cathedrale Notre-Dame-la-Grande quando pudemos admirar as pinturas que existem em suas colunas, visto que hoje não tinha equipamentos de luzes, como tinha ontem.
Aproveitando o passeio passamos pelo Hotel Fume, edifício do século XVI, criado por François Fume, prefeito de Poitiers, é um belo exemplo de arquitetura civil gótica.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home