Diário de Viagem - 001/119 - 05/09/2006      Curitiba


 -x-x-x-x-x- . Dia 5 de setembro de 2006 começaremos a executar o nosso Projeto "2006 - França - Espanha e Portugal", sairemos de Curitiba com destino a Paris, onde ficaremos ate o dia 14 de setembro quando iniciaremos a nossa viagem com destino a Santiago de Compostela onde devemos chegar no dia 01/12/2006.
Serão 53 dias viajando pelo interior da França, 53 dias na Espanha e 12 dias em Portugal, visitaremos também Versalhes, Chartres e Lisieux .
Vamos percorrer o interior da França em direção ao Sul, passaremos por Lourdes, seguiremos até a divisa da Espanha, e passaremos pelos Pirineus que será a nossa porta de entrada para o território espanhol.
Na Espanha o nosso percurso será percorrer a região norte até A Corunã e Finisterre, após viajaremos com destino a Santiago de Compostela.
Depois iremos para Portugal, passando pela Cidade do Porto, Fátima e Lisboa, ao iniciarmos o retorno passaremos por Madri com destino a Paris onde devemos ficar até o dia 31/12/2006 de onde sairemos com destino a Curitiba com a chegada prevista para o dia 01/01/2007.


Curitiba - Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, respondendo aos "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas.
Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que anos depois se chamaria Curitiba.
Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza.
O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas.
E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz.
O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas.
As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.
Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza.
A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo.
Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.
O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado.
Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado.
Com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná.
Curitiba se tornou Capital.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home